Exposição “Auroras – fragmentos da alma feminina” é aberta no Centro Cultural Newton Gomes de Sá

0

A mostra é uma celebração da arte como uma expressão universal da figura humana, criando conexões entre mulheres da cidade e região

O Centro Cultural Newton Gomes de Sá apresenta a exposição “Auroras, fragmentos da alma feminina”, uma celebração da diversidade, força e beleza, destacando o talento e a expressão artística de mulheres da cidade e da região. A mostra inclui pintura, escultura em cerâmica, gravura e performance e estará aberta ao público a partir de 10 de maio a 9 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é av. Sete de Setembro, s/n – Centro.

Apresentada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a exposição lembra a importância de valorizar e reconhecer a contribuição das mulheres artistas ao longo da história e inspira outras artistas a continuar explorando novos horizontes de criatividade e inovação.

Neste sentido, a exposição se torna um vislumbre da alma das artistas, capturando momentos de beleza, desafio, introspecção e renovação. Da pintura à escultura, da performance às técnicas mistas, da gravura à cerâmica, cada peça é um testemunho da imaginação e da habilidade das mulheres que as criaram.

Entre os trabalhos expostos em “Auroras, fragmentos da alma feminina”, estarão pinturas das artistas franco-rochenses Rose Covre e Glenda Tancredo, técnicas mistas de Rafaela Tosta, mandalas de Gabriela Simões, performances da professora Nicole Barros e da aluna Rafaela Magalhães, das Oficinas Culturais de Franco da Rocha, além de gravuras de Maura de Andrade, de Mairiporã, esculturas em cerâmica da paulistana Heliete Botelho, e reproduções de Aurora Cursino dos Santos, artista que pintou durante seu tempo de internação no Complexo Hospitalar do Juquery e que hoje estão expostas no Museu de Arte Osório César (Maoc).

Conheça as artistas:

Gabriela Simões (Franco da Rocha): Professora de Arte no município de Franco da Rocha e na prefeitura de São Paulo. Formou-se em terapia holística do sagrado feminino, faz práticas de pintura em mandalas vibracionais para autocura.

Glenda Tancredo (São Paulo): Estudante de licenciatura em artes visuais pela faculdade paulista de artes. Prática pintura em tela desde os 12 anos, desenhista e dançarina.

Heliete Botelho (São Paulo): Arquiteta, vive e trabalha em São Paulo. Nas artes plásticas, produz gravuras, esculturas e aquarelas. Fez curso de gravura em metal com Evandro Carlos Jardim e de escultura com Israel Kislansky.

Maura de Andrade (Mairiporã): Paulista, Mestra em Poéticas Visuais pela ECA. Sua pesquisa nas gravuras e fotografias reproduz elementos da natureza, destacando um olhar intimista mediante uma poética bucólica e as memórias que lhe pertencem.

Rafaela Tosta Saraiva (Franco da Rocha): Autodidata, sempre foi fascinada em desenhar pessoas na arte, desenvolvendo temáticas sobre memórias e identidades. Hoje trabalha com pintura em diversos suportes.

Rose Covre Soares (Franco da Rocha): Autodidata. É fã das artes e ama pintar em tela.

Aurora Cursino dos Santos (Maoc): Artista que esteve na condição de interna da ala psiquiátrica do Complexo Hospitalar do Juquery, frequentou a Seção de Artes Plásticas e a Escola Livre de Artes Plásticas (ELAP), que teve a direção do médico e crítico de arte Osório Cesar.

Nicole Barros (Franco da Rocha): É artista, acredita no movimento além da técnica, no movimento como cura, integrando essa magia nos trabalhos. 

Rafaela Magalhães (Franco da Rocha): É bailarina, que descobriu sua paixão pela dança muito jovem, e desde então tem se dedicado à sua arte.

Exposição “Auroras, fragmentos da alma feminina”
Abertura da exposição com performance: 10 de maio, às 19h
Temporada: de 10 de maio a 9 de junho de 2024
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Endereço: av. Sete de Setembro, s/n – Centro


source
Com informações da Prefeitura de Franco da Rocha

Anúncios

Deixe uma resposta