Exposição no Espaço Multicultural encanta visitantes e marca abertura da Diversa Week 2024

0

Exposio no Espao Multicultural encanta visitantes e marca abertura da Diversa Week 2024


A luta em prol da diversidade ganha mais um novo capítulo em São Vicente. Na noite desta quarta-feira (15), às 19h, no Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro), a exposição ‘Cris Lorca – A mudança radical do Itararé’ marcou a abertura da programação da ‘2ª Diversa Week Cris Lorca – Semana Municipal de Empreendedorismo LGBTQIAP ‘. 


 


Disponível para o público prestigiá-la das 9h às 18h até o final da Diversa Week 2024, a mostra encantou as dezenas de visitantes que apreciaram seu lançamento na noite de quarta-feira. Painéis e fotos ilustram alguns dos marcantes momentos registrados pela empresária Cristiane Lorca na luta contra o preconceito. 


 


Proprietária do icônico Quiosque da Cris (Praia do Itararé), primeiro empreendimento LGBTQIAP da história da Baixada Santista, a comerciante carrega consigo um legado de resistência e, acima de tudo, amor ao próximo. Com a bandeira da diversidade hasteada na areia da praia, ela busca proporcionar um ambiente agradável, de harmonia e paz. 


“Hastear a bandeira do arco-íris é muita responsabilidade. Cada pessoa que se identifica com ela carrega consigo sua história. Uma história de discriminação em casa, na rua e/ou na escola. Com muita dedicação, consegui unir forças para representar esses cidadãos que enfrentam a barreira do preconceito diariamente. Agradeço a todos que contribuíram para que essa segunda edição da Diversa Week se tornasse realidade. Meu coração está dividido com cada um”, declarou. 


 


A Primeira Cidade do Brasil abraçou a causa e, por meio da Lei Municipal N° 4.369/2023, estabeleceu no Calendário Municipal para o mês de maio a ‘Diversa Week Cris Lorca – Semana de Empreendedorismo LGBTQIAP ‘.


 


Exemplo de luta em prol da diversidade, a psicológica e servidora da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), Paloma Melo, chamou atenção para a reincidência de casos de discriminação contra pessoas LGBTQIAP no Brasil. Além disso, ela mencionou a dificuldade do público em ingressar no mercado de trabalho devido à barreira do preconceito. “Apenas 4,8% das empresas contratam LGBTs em todo o País. A empregabilidade é o meio para nos tirar da precariedade e nos colocar em destaque na sociedade. Agradeço muito a todos os envolvidos pela iniciativa. Que esse legado da Cris marque a vida de muitas pessoas”. 


 


O secretário de Turismo, Paulo Bonavides, ressaltou a importância do olhar de São Vicente para a causa em prol da promoção da diversidade e do respeito. “É um orgulho colocar São Vicente no mapa da diversidade. A Cris é referência, e há mais de 30 anos faz sucesso com seu empreendimento. Vivemos em um país múltiplo, onde o respeito deveria ser pregado por todos. São Vicente não deixará de levantar essa bandeira”. 


 


A iniciativa segue até segunda-feira (20) com uma extensa programação por todos os cantos da Cidade. 


 


Confira: 


 


Quinta-feira (16/5):


Capacitação e sensibilização sobre empregabilidade LGBTQIAP


10h no CAMP Rio Branco (Rua Tenente José dos Santos, 269, Rio Branco)


14h no CAMP SV (Rua Emílio Carlos, 264, Vila Cascatinha)


 


Sexta-feira (17/5):


FLASH MOB!


Horário: 19h


Local: Shopping Brisamar


 


Sábado (18/5):


Chá das Ladies, com participação do SEBRAE, CIC, Secretaria de Saúde (Sesau) e INICIA – ADESAF


Horário: 15h


Local: Vila de São Vicente (Praça João Pessoa, Centro)


 


Café com bolacha, com participação do SEBRAE, CIC, Secretaria de Saúde (Sesau) e INICIA – ADESAF


Horário: 17h


Local: Vila de São Vicente (Praça João Pessoa, Centro)


 


Domingo (19/5):


Feira de empreendedorismo e economia criativa LGBTQIAP


Horário: 14h às 18h


Local: Bolsão do Itararé


 


Jogos da Diversidade: Queimada e Vôlei


Horário: 16h às 18h


Local: Próximo ao Bolsão do Itararé (Av. Ayrton Senna);


 


Segunda-feira (20/5):


Sessão Solene de Encerramento da Diversa Week com Afonso Martin, Coordenador municipal da ABRAFH


Horário: 19h


Local: Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich, 1195, Parque Bitaru).

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta