Grande público compareceu aos eventos de música, dança, artes circenses e poesia

 

O fim de semana foi intenso em Caraguatatuba. Foi Cultura pra todo lado e todos os públicos.  Teve Showlidário, Festival de Circo de Caraguatatuba (FECICA), Circuito Sesc de Artes, evento coletivo da Rapecca e Slam Ponta de Lança e o V Caraguá em Danças, proporcionando à população, o acesso gratuito à música, dança, artes circenses, cinema, poesia e agroecologia.

 

O Showlidário reuniu na sexta-feira, 17, na Praça da Cultura, músicos e bailarinos em prol de arrecadar doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul (RS), numa ação do produtor musical Léo Vargas em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba  (Fundacc). Durante as apresentações, entre 16h30 e 22h, a população doou água, gêneros alimentícios não perecíveis, leite, ração, roupas e colchões que foram encaminhados ao sul do país.

Já no sábado, a troupe das artes circenses fez o show para um grande público, famílias inteiras vibraram a cada espetáculo do FECICA, o Festival de Circo de Caraguatatuba, realizado pela Fundacc. Teve oficinas e mais de 20 apresentações de artistas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e interior do estado de São Paulo, um grande intercâmbio, dando acesso da população ao circo. “O Circo é família e neste final de semana ficamos todos reunidos e pudemos comemorar essa arte que atravessa gerações e que não pode morrer nunca. Foi lindo!”, comemora Keiliane Dias, assessora técnica de teatro e circo da Fundacc. 

O Slam Ponta de Lança e a Rapecca realizaram um encontro onde a agroecologia, poesia, música e rimas movimentaram a região sul, levando inúmeros jovens e adultos ao Centro Comunitário do Morro do Algodão, eventos realizados via Lei Paulo Gustavo. 

Nesse final de semana, a cidade também foi palco do “V Caraguá em Danças”, evento realizado pela Promodança e a Fundacc. O festival foi no sábado e domingo no Teatro Mario Covas, a entrada solidária foi produto de limpeza e a arrecadação foi destinada às vítimas do Rio Grande do Sul. O evento reuniu cerca de 220 bailarinos de São Paulo, Suzano, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.  

Além de sediar o encontro, Caraguá teve a sua Escola Municipal de Bailados conquistando nove primeiros lugares, cinco segundos lugares e três terceiros lugares. “Mais uma vez a escola de bailados  se destaca no cenário da dança, mostrando a qualidade técnica e artística de nossos jovens bailarinos” frisa Reinaldo Junior, assessor técnico de dança da Fundacc. 

Além dos prêmios, a Fundacc foi contemplada com o prêmio de escola mais pontuada de Caraguatatuba e o prêmio coreógrafo revelação foi para Kaike Martins, com a obra “Quando te encontro no adeus”.

Fechando o fim de semana movimentado, Caraguatatuba recebeu no domingo, o Circuito SESC de Artes 2024, com programação intensa e gratuita para todos os públicos na Praça da Cultura, das 14h às 18h com ações de artes visuais e tecnologia, cinema, mediações de leitura e espetáculos de circo, dança, música e teatro.

“Pessoas de todas as idades, estilos e preferências artísticas circularam pelas ruas, praças e espaços culturais do município, compartilhando experiências e vivenciando o encontro com a arte. A Cultura tem o poder de agregar para transformar”, lembra a presidente da Fundacc, Malu Baracat.

Anúncios

Deixe uma resposta