24 de maio de 2024 – 14:53
#HGF #saúde #Sesa


Ascom HGF – Texto e Fotos



O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), promoveu, nesta quinta-feira (23), mais um dia de programação em comemoração ao aniversário de 55 anos da unidade. Durante as palestras, mesas redondas e colóquios foram destacados os avanços clínicos, cirúrgicos e de ensino do equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Um colóquio sobre as evoluções nas intervenções clínicas e cirúrgicas abriu o evento. A customização na cirurgia maxilofacial, os avanços no tratamento reumatológico, os avanços da oncologia e as novas abordagens no tratamento, e a trajetória dos transplantes no HGF foram os temas colocados para os presentes.

Chefe do serviço de Transplante Renal do HGF, Ronaldo de Matos Esmeraldo falou sobre o progresso no serviço de transplantes. “O HGF tem uma trajetória extensa e marcada por muitos avanços nos transplantes, e isso obviamente só foi e é possível devido ao forte apoio da gestão institucional e estadual, e, claro, das equipes, cuja dedicação e vontade de fazer dar certo são fundamentais”, destacou o médico.

Desde 1983, o hospital realiza transplantes de rim, com um total de 2.925 procedimentos já realizados. Em 2009, o hospital iniciou os transplantes combinados de pâncreas e rim, com 51 procedimentos até o presente ano.

Dando continuidade ao evento, houve uma mesa-redonda dedicada aos serviços de Neurologia e Neurocirurgia, destacando os avanços nessas áreas. Estiveram presentes o fundador da unidade de AVC do HGF, o neurologista João José Freitas de Carvalho; a atual chefe do serviço, Fernanda Martins Maia Carvalho; o neurologista Francisco José Arruda Mont’Alverne; e os neurocirurgiões Francisco Flávio Leitão de Carvalho e Francisco Flávio Leitão de Carvalho Filho, atual chefe do serviço de Neurocirurgia. O momento foi moderado pela enfermeira e coordenadora da Unidade de AVC do HGF, Nair Assunta Corso Câmara.

Os desafios e expectativas do ensino no HGF também foram discutidos. Segundo Eliardo Silveira, diretor da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Residência do HGF, o hospital oferece programas de residências médica e multiprofissional, estágios e internatos, que possuem um grande valor devido à diversidade de especialidades e à dedicação dos profissionais. O odontólogo também atuou como moderador da mesa.

Participaram do evento as coordenações da Residência Multiprofissional, representada por Anna Paula Sousa; do Internato, por Sandra Lúcia Michiles Santos, dos Estágios, por Jane Eyre Azevedo; da Educação Permanente, por Antônia Cristina Jorge; e dos projetos de Telemedicina, por Waldélia Monteiro.

Homenagens

O encerramento das atividades contou com uma série de homenagens aos profissionais que se aposentaram este ano e àqueles que faleceram no período. Um vídeo foi exibido e uma placa comemorativa foi apresentada.

Após o tributo, os profissionais reuniram-se ao redor do bolo para cantar os parabéns ao hospital. O HGF foi inaugurado em 23 de maio de 1969.

 




source
Com informações do Governo do Estado do Ceará

Anúncios

Deixe uma resposta