Unidade de saúde foi uma das primeiras a ser revitalizada pela atual gestão

Com quatro clínicos gerais, aUnidade de Saúde da Família (USF) Madre Teresa de Calcutá, na Estrela do Norte, tem a capacidade de atender até 16 mil usuários, sendo 4 mil moradores do “Minha Casa, Minha Vida” do bairro Rocha. Além dos médicos, a unidade conta com dentistas, equipe do e-Mult e programas da rede de Atenção Básica.

     O posto de saúde foi o oitavo a ser revitalizado no governo do prefeito Capitão Nelson e entregue no mês de outubro de 2022. Um ano e sete meses depois, a unidade mantém os atendimentos da Atenção Básica com mais dignidade e atendimento humanizado na nova estrutura. O administrador Mário Adriano de Jesus, de 55 anos, é paciente e aguardava o atendimento com o clínico. 

     “Nós, moradores, percebemos a mudança, que foi muito grande. O atendimento está mais humanizado e tem melhor assistência. Antes, nem todos os atendimentos estavam disponíveis. Hoje, conseguimos todos os procedimentos e o atendimento médico que precisamos, o que é de extrema importância para toda a comunidade. A estrutura está excelente. A minha esposa também é atendida aqui e está super satisfeita. A melhora foi substancial, sem sombras de dúvida”, opinou. 

     A unidade conta com atendimento odontológico e equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) com médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Também há atendimentos com os profissionais do eMulti com nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social e psicólogo. Os programas da Atenção Básica oferecem serviços como puericultura, preventivo, pré-natal, entre outros.

     “Sou atendida aqui há muitos anos, desde quando era no Morro da Igreja. E após as obras, ficou ótimo. O atendimento ficou melhor, até as agentes comunitárias estão mais atenciosas. Está melhor até para os funcionários trabalharem”, disse a cuidadora Maria Aparecida de Souza Marins, 57, que aguardava a nutricionista.

     Outros serviços ainda estão disponíveis como exames laboratoriais de coleta de sangue, urina e fezes; vacinação, curativo, pesagem para o benefício Bolsa Família. Os exames laboratoriais e os tratamentos dentários podem ser agendados na própria unidade. As consultas médicas são marcadas pelos agentes comunitários de saúde. 

     “A USF Madre Teresa de Calcutá foi a oitava unidade a ser revitalizada na Atenção Básica, mas já chegamos a 39. E temos mais dez passando por obras. Nosso objetivo é entregar unidades com estrutura modernizada para dar melhor acolhimento aos pacientes e melhores condições de trabalho para os servidores. Em pouco mais de três anos de governo, já realizamos muito e ainda tem muito mais por vir”, disse o secretário de Saúde de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

source
Com informações da Prefeitura de São Gonçalo

Anúncios

Deixe uma resposta