São Sebastião Literária celebra a cultura, a literatura e a arte no município de 23 a 25 de maio

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR), realiza, de 23 a 25 de maio, mais uma edição da São Sebastião Literária, na Biblioteca Municipal ‘Álvaro Dória Orselli – Seu Alvinho’.

Serão três dias de intensa programação voltada para todas as idades, com mais de 60 atividades gratuitas, tendo a participação massiva de artistas sebastianenses. Os moradores e visitantes poderão desfrutar de uma série de ações que incluem contações de histórias, oficinas, intervenções artísticas, sessões de cinema, teatro, mesas temáticas, exposições literárias, venda de livros, noite de autógrafos e shows musicais com grandes nomes da cena cultural como Letrux, Fabiana Cozza e Roberta Campos.

A programação na quinta e na sexta-feira inicia a partir das 9h. No sábado, a partir das 10h.

Confira a programação:

23 de maio (quinta-feira)

9h às 22h – Venda de Livros – Autores e Livraria ‘Sarau Suburbano Litoral Norte’

9h às 22h – Sebo da Biblioteca ‘Álvaro Dória Orselli’

9h30 – Contação de Histórias com Sônia Rosa

10h – Espetáculo ‘Um pé de quê?’ – Grupo Cirandela

10h45 e 13h45 – Sessão Cine Caiçara, de Janaina de Figueiredo

14h às 17h – Intervenção Artística – Letras da Nise

14h – Contações com Eres Brincantes na Kombi, com Bruna Propru

15h – Oficina Literária, com Miriam Cris

16h – Espetáculo ‘Um pé de quê?’ – Grupo Cirandela

16h – Oficina de Encadernação Artesanal – Papel de Quintal

16h45 – Sessão Cine Caiçara, de Janaina de Figueiredo

18h às 22h – Noite de Autógrafos de Autores Sebastianenses

18h às 22h – Intervenções Artísticas – Poeta Fernando Pessoa, Mário de Andrade, Clarice Lispector e Escritores em Vida

18h30 às 20h – Atividade Paralela – SEDUC – Teatro Municipal: Descolonizando olhares e atitudes – O papel da Congada na Cultura Afrocaiçara

19h – Sarau Azul, com Sônia Lopes

19h às 21h – Intervenção Artística – Letras da Nise

20h às 21h – Teatro de Fantoches – Artista Audaz

20h – Mesa Baobá, com Sônia Rosa e Simone Botelho. Mediação de Janaina de Figueiredo

21h – Show com Letrux

24 de maio (sexta-feira)

9h às 22h – Sebo da Biblioteca ‘Álvaro Dória Orselli’

9h – Apresentação – Artística ‘Mundo de Kaboo’

9h às 22h – Confecção da Obra ‘O Rio’, por @‌mari.taca

9h – Intervenção Artística – Maluquinho em Asas de Papel

9h às 22h – Venda de Livros – Autores Sebastianenses e Livraria ‘Sarau Suburbano Litoral Norte’

9h45 – Oficina Literária com Miriam Cris

10h – Oficina de Encadernação Artesanal – Papel de Quintal

10h15 – Contações com Eres Brincantes na Kombi, com Bruna Propru

10h45 – Contações: ‘Estórias do Arco da Velha’, ‘Quem quiser que conte outra…’ e ‘Histórias de Todo Mundo’, com César Guirão

11h e 14h30 – Sessão Cine Caiçara – ‘Seu Tainha’, de Janaina de Figueiredo

14h – Intervenção Artística – Maluquinho em Asas de Papel

14h45 – Teatro de Fantoches – Artista Audaz

15h – Contação de Histórias, com Lidiane Quinsan

15h30 – Contações com Eres Brincantes na Kombi, com Bruna Propru

16h – Contações: ‘Estórias do Arco da Velha’, ‘Quem quiser que conte outra…’ e ‘Histórias de Todo Mundo’, com César Guirão

16h30 – Oficina do Brincar com Mundo de Kaboo

18h às 22h – Intervenções Artísticas – Poeta Fernando Pessoa, Mário de Andrade, Clarice Lispector e Escritores em Vida

19h – Mesa Pau Brasil, com Tawane Theodoro. Mediação de Carol Mammacita

20h – Mesa Cambuci, com Márcia Cabral. Mediação de Daniela Outi

21h – Show com Fabiana Cozza

25 de maio (sábado)

10h às 22h – Sebo da Biblioteca ‘Álvaro Dória Orselli’

10h às 22h – Venda de Livros – Autores Sebastianenses e Livraria ‘Sarau Suburbano Litoral Norte’

10h05 – Mesa Urucum, com Aline Pachamama. Mediação Isabel Galvanese

10h – Teatro Lambe-Lambe com Sabor Caiçara – Cia. O Castelo das Artes

10h – Contações com Eres Brincantes na Kombi, com Bruna Propru

11h – Intervenção Poética – Raminhos de Histórias, com Debora Kikuti

14h às 19h – Intervenção Artística – Letras da Nise

14h – Mesa Guapuruvu – com Lavínia de Matos, Neide Palumbo, Nícia Guerriero e Geraldo De Buta. Mediação de Debora Kikuti

14h – Teatro Lambe-Lambe com Sabor Caiçara – Cia. O Castelo das Artes

16h – Oficina de Narrativas Orais Caiçaras, com Janaina de Figueiredo

18h – Diálogo: Escrevivência e Oralidade – A perspectiva dos excluídos no roteiro em audiovisual, por Letícia Andra

19h – Festa! Dom Quixote Sonhador, com Circo Navegador

20h – Show com Roberta Campos

Programação sujeita a alteração.

Prefeitura de São Sebastião vacina mais de 90 pessoas contra dengue

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), iniciou a imunização de crianças de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias contra a dengue. Desde o início da ação, no dia 15 de maio, até esta quinta-feira (16), 93 crianças desta faixa etária já foram vacinadas.

O município recebeu 1.460 doses da vacina, que estão disponíveis a este público de terça a quinta-feira, das 9h às 16h, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). As crianças devem ser levadas à USF com a carteirinha de vacinação e acompanhada de um responsável.

De acordo com a SESAU, crianças que nos últimos seis meses tiveram dengue confirmada, ou duas ou mais manifestações de sintomas como náuseas, vômitos, erupção na pele, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos também devem aguardar seis meses para tomar esta vacina.

O Ministério da Saúde preconizou que o esquema de vacinação da dengue é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e segunda doses. Adolescentes com potencial para engravidar devem evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação.

A vacina contra a Dengue é contraindicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles que recebem terapias imunossupressoras, tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos no prazo de quatro semanas anteriores à vacinação.

Ela também não deve ser aplicada em pessoas com anafilaxia ou reação de hipersensibilidade a qualquer componente ou à uma dose anterior dessa vacina, pessoas com infecção por HIV e gestantes e adolescentes que estejam amamentando (lactantes).

Ainda segundo a SESAU, crianças que tomarem a vacina contra a dengue e apresentarem sintomas da doença deverão ser levadas à USF de referência para serem avaliadas.

Em todo município de São Sebastião, a SESAU já registrou 9.963 notificações de casos suspeitos da doença. Deste total, foram confirmados 3.905 casos e descartados 6.058 até esta terça-feira (21).

A cidade tem seis casos de mortes suspeitas pela doença e uma morte suspeita de pessoa não residente em investigação pelo Instituto Adolf Lutz (IAL).

Uma morte por dengue no município foi confirmada pelo IAL até o momento. Esta morte foi de um homem de 27 anos, morador de Barra do Sahy.

Mais de 10 mil pessoas são imunizadas contra Gripe em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), já aplicou 10.596 doses da vacina contra gripe durante a Campanha Contra Influenza que ocorre em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município desde o dia 25 de março.

Desde o dia 1º de maio, o Ministério da Saúde anunciou que a Campanha de Vacinação Contra a Gripe agora também está aberta às pessoas acima de seis meses ainda não vacinadas.

A campanha ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as USFs. Conforme instruções da SESAU, para a realização da vacinação é necessário levar o documento CPF ou Cartão SUS.

São Sebastião tem uma morte confirmada por influenza, sendo a vítima uma idosa de 75 anos, moradora do bairro da Enseada.

A servidora pública aposentada Maria Santana, de 72 anos, moradora do Centro de São Sebastião, assim que soube da notícia, logo correu para vacinar-se e ficar protegida contra a doença.

Minha filha me contou que a cidade teve a confirmação desta morte em uma idosa e eu ainda não havia me vacinado. Foi quando resolvi me organizar e aproveitar para ser imunizada de uma vez. Infelizmente, tivemos esta perda, mas com a vacinação podemos salvar as demais vidas, em especial, de nossos idosos e crianças”, opinou a munícipe, que foi vacinada na USF do Centro.

O público prioritário da campanha segue sendo crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da Saúde; gestantes; puérperas; professores e trabalhadores de instituição de ensino básico a superior; povos indígenas; povos e comunidades tradicionais quilombolas; pessoas com 60 anos ou mais de idade; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Mesmo com a abertura para todos os públicos acima de seis meses, a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, afirma que a adesão à campanha deste ano ainda está baixa.

A procura pela vacina contra gripe segue baixa. Por isso, todos que estão dentro deste público devem aproveitar a oportunidade de proteger-se contra a gripe. Apesar desta liberação para outros segmentos é imprescindível que os grupos prioritários procurem ser vacinados. Infelizmente, por parte dos idosos, crianças e pessoas com comorbidade a procura está baixa ainda e as internações por doenças respiratórias já estão aumentando. Sendo que os vírus respiratórios predominantes no momento são Influenza A, Influenza B, que estão presentes na vacina rinovírus, adenovírus e vírus sincicial respiratório. Portanto, a vacinação nos grupos prioritários segue sendo de é de extrema importância”, explica Paluri.

Do dia 25 de março até a última quinta-feira (16), 10.596 pessoas já haviam sido vacinadas dentro do total do público alvo. Este saldo de imunizados equivale a 36,85% do total do público alvo da campanha, que precisará contemplar 29.944 pessoas.

Até o momento, os idosos compõem a maior parcela de vacinados, atingindo o total de 4.214 munícipes que já receberam a vacina, o que gera o saldo de 37,96% de imunizados.

Em segundo lugar está o segmento dos pacientes com comorbidades, que atingiu 22,92% de imunização com 1.201 munícipes vacinados.

O segmento das crianças está dentro do terceiro público mais vacinado até agora. Ao todo, 1.092 crianças receberam a dose da vacina, atingindo o total de 19,92% da meta preconizada.

O Estado de São Paulo realiza, em consonância com o Ministério da Saúde (MS), a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o dia 31 de maio.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a doença e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos; além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19. A vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada), conforme a Instrução Normativa (IN) nº 261, de 25 de outubro de 2023 da ANVISA, é utilizada no Brasil desde fevereiro de 2024 e apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação:

· A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09;

· A/Thailand/8/2022 (H3N2);

· B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)

Obras do Centro de Especialidades Odontológicas avançam e devem ser concluídas até o final do ano

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), está construindo um amplo e moderno Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Varadouro, na região central do município.

A obra está avançada, com a infraestrutura, drenagem do terreno, instalação da rede principal de esgoto, alvenaria, contrapiso e aberturas das esquadrias realizadas. No momento, está em andamento a parte elétrica da edificação para, na sequência, serem executadas a laje e a cobertura. A previsão de conclusão é para o segundo semestre.

A obra é realizada em um espaço com mais de 800m² e comportará dez consultórios odontológicos, para atendimento de pediatria, periodontia, semiologia e pacientes especiais. As especialidades endodontia, prótese e cirurgia terão dois consultórios cada.

Também haverá laboratório de prótese, anfiteatro com capacidade para 60 pessoas, brinquedoteca temática, sala de esterilização de equipamentos, recepção para duas secretárias, sala de descanso e refeitório para os profissionais, jardim interno, banheiros com vestiários, expurgo e estacionamento para carros, motos e bicicletas.

O novo Centro de Especialidades Odontológicas será um dos melhores e mais modernos do Brasil, oferecendo serviço de especialidade completo, com muita tecnologia e capacidade de atendimento.

Entre os destaques da nova unidade especializada está uma sala para radiografia panorâmica, utilizada em cirurgias para extração de dente do siso, motores elétricos de alta rotação, que não fazem barulho, e monitores para visualização das imagens de Raio-X em cada cadeira odontológica.

A obra é realizada pela empresa Gama Construções Civis, Engenharia, Incorporações e Comércio Ltda, vencedora da concorrência pelo valor de R$ 3.457.442,15.

CEO

Os serviços oferecidos pelos Centros de Especialidades Odontológicas são referenciados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) a partir de critérios de avaliação pré-estabelecidos.

Há dois CEOs no município, um na Topolândia, na região central, à Rua Antônio Pereira da Silva, 280; e um em Boiçucanga, na Costa Sul, dentro do Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), à Avenida Walkir Vergani, 878.

Prefeitura de São Sebastião notifica proprietários de casas no bairro de Boraceia

Em atendimento a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), tem realizado vistorias nos imóveis do bairro de Boraceia, na Costa Sul do município.

As vistorias ocorrem semanalmente, às segundas e sextas-feiras e visa cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado através do Inquérito Civil nº 14.0701.0000056/2017-2, entre o Ministério Público do Estado de São Paulo e município de São Sebastião, relativo a vistorias, aprovações de construções e implantação de sistema de tratamento de esgotos nos loteamentos Parque Boraceia I e II, nos termos da cláusula 4, onde a municipalidade se compromete a vistoriar os imóveis localizados nesses loteamentos com as devidas providências.

Os proprietários de casas com sistemas de esgotos irregulares ou incompletos são notificados para que regularizem a situação. É preciso atenção para o atendimento à notificação, pois caso não sejam realizadas as devidas alterações nos sistemas de esgoto, os responsáveis pelos imóveis ficarão sujeitos às penalidades previstas em legislação.

A SEMAM conta com a colaboração dos responsáveis pelos imóveis para receber os funcionários do Departamento de Fiscalização, lembrando que os fiscais sempre estarão com identificação (crachá da prefeitura).

Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (12) 3892-6000.

Humorista André Santi apresenta stand-up comedy no Teatro Municipal de São Sebastião

Nesta sexta-feira (24), às 20h, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), realiza, no Teatro Municipal, o stand-up comedy com André Santi.

Neste novo espetáculo, o comediante apresenta um show repleto de interações com a plateia (que já é uma marca registrada do artista), piadas com temas atuais e textos sobre o cotidiano, tentando provar de forma cômica e sarcástica que a humanidade já atingiu o seu pico de evolução.

Os ingressos são solidários mediante a doação de dois pacotes de macarrão. A troca será realizada até o dia do espetáculo, das 9h às 18h, na bilheteria do Teatro Municipal.

Sobre André Santi

Com mais de 15 anos de experiência artística, André Santi soma mais de um milhão de seguidores em suas redes sociais e é um dos poucos humoristas que misturam diversas linguagens dentro de um único show.

Ele apresentou por dois anos o programa ‘Os Impedidos’ da TV Gazeta e por um ano integrou o elenco do Programa Pânico na Rádio Jovem Pan, também já esteve em diversos programas de rádio e TV, e é figura carimbada em vários programas do canal Comedy Central.

Serviço

Show Stand Up Comedy com André Santi

Data: 24 de maio (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal de São Sebastião

Endereço: Avenida Dr. Altino Arantes, 2 – Centro Histórico.

Ingresso: 2 pacotes de macarrão. Troca até o dia 24 de maio, das 9h às 18h, na bilheteria do Teatro Municipal.

Gênero: Comédia

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 75 minutos

Capacidade total: 288 lugares

Paradas de ônibus da região central recebem artes de letristas do município

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), realizou a recuperação de dois pontos de ônibus localizados entre os bairros São Francisco e Prainha. A ação de manutenção é efetuada pela equipe de pintores e letristas da Regional Centro e da Costa Norte.

O foco principal dos trabalhos foi executar a pintura dos espaços e identificação da localidade onde os pontos ficam. Os pontos ficam às margens da Rodovia Doutor Manoel Hyppolito do Rego (SP-55) próximo ao Sítio Arqueológico do bairro São Francisco.

O projeto contempla a melhoria de 13 paradas do transporte coletivo da região central, indo até o bairro Guaecá. Os servidores responsáveis pelas artes são Fábio Alexandrino, Glauco Esquiavone e Antônio Tieta. Além disso, um veículo foi utilizado para dar apoio aos funcionários da Prefeitura. A próxima parada de ônibus que será revitalizada é da Praia da Figueira.

Os pontos de ônibus receberam uma pintura com as tradicionais cores que estão no brasão da cidade e no famoso ‘Peixinho’ de São Sebastião. O ‘Peixinho’ é símbolo oficial do turismo de São Sebastião, conforme está definido na Lei Orgânica Municipal.

Na parada de ônibus da Prainha, o desenho de um tucano também foi feito para exaltar a fauna do município, que é composta pelo bioma da Mata Atlântica. No ponto de ônibus da Prainha, os letristas fizeram uma homenagem para um antigo morador e pescador dos arredores do Sítio Arqueológico, Benedito Estanislau de Oliveira, conhecido como ‘Baditinho’.

A proposta visa valorizar os espaços públicos com mais beleza para tornar o ambiente e a espera pelo ônibus mais agradável. De acordo com a diretoria da SESEP, os pontos com poucas cores e sujos acabam tornando o espaço propício para a prática de atos de vandalismo.

Com os pontos cheios de cores, a administração busca evitar as pichações e fazer com que as pessoas se sintam mais felizes naquele ambiente. Recentemente, a Praça da Vela, localizada no bairro Porto Grande, também recebeu intervenções artísticas dos pintores.

Prefeitura de São Sebastião divulga classificação definitiva e inicia chamamento de novos estagiários

A Secretaria de Administração (SECAD) da Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), divulgou a classificação definitiva e iniciou o chamamento de aprovados no processo seletivo 001/2024, que visa a formação de cadastro reserva de estagiários.

Foram aprovados 422 estudantes universitários distribuídos em 16 cursos, sendo eles: administração (46), análise e desenvolvimento de sistemas (32), arquitetura e urbanismo (12), ciências contábeis (4), direito (49), educação física (40), engenharia ambiental (7), engenharia civil (11), gestão de tecnologia da informação (35), gestão empresarial (29), gestão pública (4), jornalismo (1), logística (10), pedagogia (98), processos gerenciais (24) e propaganda e marketing (20).

A convocação dos estudantes obedecerá à classificação definitiva obtida pelos candidatos no processo seletivo. Vale ressaltar, que é expressa responsabilidade do candidato acompanhar as convocações, por meio do site da Prefeitura. Os resultados podem ser conferidos por meio dos endereços eletrônicos https://www.saosebastiao.sp.gov.br/sistemas/procseletivo/arquivos/1.2024.2_1052024113813.pdf e https://www.saosebastiao.sp.gov.br/sistemas/procseletivo/arquivos/1.2024.2_105202411390.pdf.

A validade das classificações deste edital será de 12 meses, a partir da publicação da classificação definitiva do último processo (divulgado no último dia 9 de maio), podendo, a critério da Prefeitura de São Sebastião, ser prorrogado por igual período.

Os estagiários da Prefeitura de São Sebastião cumprem uma escala de seis horas diárias ou 30 horas semanais. Por isso, recebem uma bolsa auxílio de R$ 1.719,00 e auxílio transporte. O contrato possui uma validade de 12 a 24 meses.

1ª Convocação

Na última sexta-feira (17), a Prefeitura de São Sebastião realizou a primeira convocação referente a este processo seletivo. O chamamento foi para os cinco primeiros classificados para estágio em direito. Agora, os candidatos têm até o dia 24 para comparecerem ao Departamento de Gestão de Pessoas, que fica na João Cupertino dos Santos, 218, no Centro, das 10h às 16h, para tratar de assuntos pertinentes a contratação.

Os aprovados devem apresentar documentos como: RG, CPF, PIS (caso possua), comprovante de residência atualizado, declaração de matricula da faculdade, conta corrente do Banco Santander (caso possua), atestado de antecedentes criminais (

Portal SSP

 ) e qualificação cadastral

Consulta Qualificação Cadastral – Consulta Qualificação cadastral

 .

Educação realiza encontro aberto ao público do curso ‘Decolonizando Olhares e Atitudes’

A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião promove um encontro aberto ao público do curso ‘Decolonizando Olhares e Atitudes’. A capacitação será nesta quinta-feira (23), às 18h30, no Teatro Municipal.

A formação contará com a presença da Congada de São Benedito do São Francisco para uma palestra com o tema ‘O papel da Congada na cultura afrocaiçara’, além de uma apresentação musical e roda de conversa com os presentes.

Em seguida, será apresentado o projeto ‘A marimba me contou’, com a presença das professoras Deise Miranda e Glaucia Venâncio. Foram também convidados a participar do evento o Rei da Congada de Ilhabela, Wilson Bonifácio dos Santos, e o representante da equipe do projeto IlhaMuseu da Unesco, Luís Sarda.

Fiscais da SEMAM investigam lançamentos irregulares de esgoto em Santiago

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), por meio do Departamento de Fiscalização, tem realizado vistorias com foco na identificação de possíveis lançamentos irregulares de esgoto de imóveis em galerias de captação de águas pluviais e nos cursos hídricos do bairro de Santiago, na Costa Sul.

A ação é realizada semanalmente e teve como ponto inicial o mapeamento do bairro, seus canais de drenagem, focos de lançamento e, posteriormente, vistorias em imóveis, bem como a utilização do equipamento de vídeo-inspeção para examinar as tubulações de drenagem.

Na última semana de abril, a equipe foi a Santiago para entregar uma lista com pontos onde havia a necessidade de se realizar a coleta de amostras de água para análise da presença e quantidade de coliformes termotolerantes a um representante da Associação Amigos da Praia de Santiago (Santi).

A equipe orientou os representantes da entidade quanto à relevância de um mapeamento para garantir maior assertividade quanto aos focos de lançamento de esgoto e, em conjunto, definiram os pontos para coleta de amostras.

Durante as vistorias, a SEMAM recebe o apoio dos funcionários braçais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e da Associação Amigos da Praia de Santiago, que tem colaborado com a indicação de possíveis pontos de lançamento irregular de esgoto. Esses pontos são vistoriados pela equipe de fiscais.

Até terça-feira (21), os funcionários da SEMAM já realizaram a notificação para a adequação do sistema de esgoto de três imóveis e emitiram um auto de multa. Além disso, estão sendo feitas análises laboratoriais para verificação da qualidade da água nos cursos hídricos da região.

Mais de 2 mil alunos são impactados pelas ações do ‘OAB Vai à Escola’ e ‘Cidadania e Justiça também se aprendem na escola’

A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião impactou mais de 2 mil alunos do município com noções básicas de cidadania, deveres e direitos fundamentais aprendidos no projeto ‘OAB Vai à Escola’ e programa ‘Cidadania e Justiça também se aprendem na escola’.

As ações são realizadas em parceria com a 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), por meio do Fórum de São Sebastião; e a Defensoria Pública de São Paulo na cidade de São Sebastião.

A iniciativa oportuniza ações de conscientização sobre direitos, deveres, cidadania, ética, responsabilidade social, princípios constitucionais e o funcionamento dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo para alunos da rede municipal, privada e estadual da cidade.

Com temas escolhidos pelos alunos, os advogados que compõem o projeto ‘OAB Vai à Escola’ tratam de assuntos como: violência doméstica, bullying, direito do consumidor, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, direito do trabalho, direito funcional, prevenção às drogas, direitos e garantias individuais, direito previdenciário, direito de família, e noções de ética, moral e direito, conscientizando os jovens sobre o papel de cada indivíduo na sociedade.

No programa ‘Cidadania e Justiça também se aprendem na escola’ os estudantes tem a oportunidade de receber nas escolas os representantes da justiça, como juiz, defensora pública e advogados para dialogar sobre o poder judiciário. Após a interação, os alunos também realizam visitas técnicas ao Fórum de São Sebastião, onde aprendem na prática e entendem como funciona toda a estrutura do poder judiciário.

Educadoras Pretas’ visitam escola referência em práticas antirracistas São Paulo

O coletivo ‘Educadoras Pretas’, da Secretaria da Educação da Prefeitura de São Sebastião, realizou uma visita monitorada à EMEI Nelson Mandela, localizada em São Paulo, uma escola referência em diversidade, cultura de paz e protagonismo infantil.

A unidade é conhecida por integrar o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar e por promover práticas antirracistas no ambiente escolar. O objetivo da visita foi buscar referências e inspirações para serem implementadas nas escolas de São Sebastião.

Segundo a professora da Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, de Barra do Sahy, Luiza Fernandes, a experiência foi enriquecedora. “Fiquei tão cheia de ideias! Eu precisava disso, precisava ver elaborações diferentes. Volto com as energias renovadas, cheia de muita vontade de fazer ainda mais e contar tudo que vi e ouvi para meus colegas.”, diz a educadora.

Vestibular Univesp 2024 tem prova neste domingo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), realiza a prova do Vestibular 2024 no domingo (26), às 13h.

Os candidatos inscritos podem consultar os locais oficiais de prova no site http://vestibular.univesp.br . No dia deverão levar, obrigatoriamente, documento de identidade original e atualizado e caneta esferográfica de tinta preta ou azul. O exame terá a duração de cinco horas e consistirá em uma redação e 56 questões de múltipla escolha.

O gabarito oficial será divulgado em 27 de maio, a partir das 15h, no site do vestibular. Os resultados e a primeira chamada serão publicados em 25 de junho, a partir das 15h. Já as aulas estão previstas para começar no dia 29 de julho.

Foram disponibilizadas 81 vagas para o polo da Univesp em São Sebastião, que está localizado na Escola Municipal Henrique Botelho, na Vila Amélia. Os cursos são de graduação no eixo de Licenciatura (Letras, Matemática ou Pedagogia), Computação (Bacharel em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados ou Engenharia de Computação) e Negócios e Produção (Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharel em Administração ou Bacharel em Engenharia de Produção).

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores.

Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas.

Fundo Social de São Sebastião entrega mais de 1 mil donativos no bairro Morro do Abrigo

O Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião realizou, na terça-feira (21), o projeto ‘Varal Solidário’ no Centro Comunitário Mário Cândido de Oliveira, bairro Morro do Abrigo, região central do município.

A ação social solidária consiste na distribuição de roupas e calçados, adultos e infantis, em bom estado, a famílias e pessoas em situação emergencial de vulnerabilidade social na cidade.

Foram entregues 800 peças de roupas, 150 pares de calçados e 60 brinquedos, um total de 1.010 itens.

Mais informações para doações e solicitações podem ser obtidas na sede do Fundo Social de São Sebastião, à Rua Capitão Luiz Soares, 33, no Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone (12) 3892-4991, além de agendamentos para retirada de donativos.

Praça Pôr do Sol recebe 20º Encontro de Motos Clássicas de Boiçucanga neste fim de semana

A 20ª edição do Encontro de Motos Clássicas de Boiçucanga 2024 promete agitar a Praça Pôr do Sol, nos dias 24 e 25 de maio.

O evento em comemoração ao 31º Aniversário do Lobos Moto Clube e ao 26º Aniversário do Chapter R.J. é realizado pelo Lobos Moto Clube, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).

A programação inicia a partir das 16h desta sexta-feira (24), contando apresentações de diversas bandas de rock e blues, prova de kick start, corrida lenta, premiação para a moto mais antiga, área com food trucks e muito mais.

São esperados centenas de turistas de diversos clubes de moto e suas famílias, vindos de diversas regiões, para o tradicional evento de motos Harley-Davidson.

Sobre o Lobos Moto Clube

O Lobos Moto Clube nasceu na cidade de São Paulo, em 1993, em uma oficina mecânica especializada em motos Harley-Davidson. Sua filosofia é preservar o espírito do biker do motociclismo, baseado na camaradagem da estrada e na essência das motos antigas.

O primeiro Encontro de Motos Clássicas Harley-Davidson organizado pelos Lobos Moto Clube ocorreu em 1994, na cidade de São Sebastião, no bairro de Boiçucanga. Desde então, já foram realizados 19 eventos de motos clássicas reunindo centenas de motociclistas e suas famílias vindos de diversos estados do Brasil, contribuindo assim com o turismo e a economia local.

Confira a programação completa:

24 de maio (sexta-feira)

16h – Abertura do evento

17h – Banda Dr. Drive

19h – Banda Heavy Stock

21h – Irmandade do Blues

23h – Tamutis e os Irmãos do Blues

25 de maio (sábado)

12h – Abertura do evento e exposição de motocicletas clássicas

13h – Corrida Lenta

14h – JB Banda

16h – Cucarachas On The Rocks

18h – Prova de Kick Start

19h – Farmer Gang

21h – Nanda Moura

23h – Caça Níqueis

SESAU apresenta Prestação de Contas do 1º quadrimestre de 2024

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), apresentará a Prestação de Contas do 1º quadrimestre de 2024 da pasta em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), na terça-feira (28), às 14h, e em Audiência Pública, na Câmara Municipal de São Sebastião às 17h na quarta-feira (29).

A reunião do COMUS será na sede da SESAU na sala nº 109. O prédio da secretaria fica localizado na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391, no Centro.

A Prestação de Contas será apresentada em Audiência Pública na Câmara Municipal, localizada na Praça Professor Antônio Argino, 84, no Centro.

Os dois eventos são abertos ao público e cumprem o disposto na Resolução 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, e a Lei Complementar 141/2012, no que se refere à divulgação das reuniões plenárias dos Conselhos de Saúde e em Audiência Pública dos instrumentos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Anúncios

Deixe uma resposta