Única iniciativa de orquestra de violas do Brasil que utiliza a afinação Rio Abaixo apresenta um show que une poesia, causos e música, com a viola de 10 cordas como protagonista. O público é embalado ao som instrumental de clássicos da música caipira, com arranjos feitos coletivamente.



Sesc Taubaté promove show gratuito da Orquestra de Violas Rio Abaixo Mestre Jorge Charleaux



No dia 01 de junho de 2024 (sábado), às 20h, com entrada gratuita, acontece uma apresentação especial da Orquestra de Violas Rio Abaixo Mestre Jorge Charleaux, no Sesc Taubaté, que fica na Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, em Taubaté (SP).



Formada por violeiros e violeiras de São Luiz do Paraitinga, cidade conhecida por sua intensa cultura musical, a Orquestra de Violas Rio Abaixo Mestre Jorge Charleaux une poesia, causos e música para apresentar um show que coloca a viola de 10 cordas como protagonista do espetáculo.



O grupo embala o público ao som instrumental de clássicos da música caipira, com arranjos feitos coletivamente pelo elenco, que é formado por Ecco do Sertão, Lucas Melo, Nésio Martins, Jucelma Araújo, Fátima Pinho, Eduardo Kbeça, Danilo Della Monica, Vinicios Felipe, Arathi Zanvettor,João Bosco e o regente Moreno Overá.



A orquestra tem como principal característica ser a única orquestra em todo o Brasil a utilizar a afinação Rio Abaixo, uma afinação aberta em sol maior, de origem portuguesa e muito característica da região central e norte de Minas Gerais, que resulta em uma maneira muito peculiar de tocar a viola caipira.



A Orquestra de Violas Rio Abaixo Mestre Jorge Charleaux é uma iniciativa idealizada pelo violeiro Moreno Overá  ( @morenoovera.violeiro ) que mora em São Luiz do Paraitinga, e que trouxe a afinação Rio Abaixo para o Vale do Paraíba e Litoral Norte a partir de 2005, sendo que atualmente já existem cerca de 30 (trinta) violeiros e violeiras na cidade, que conhecem e tocam nessa afinação.



O projeto da orquestra começou em 2008, com o objetivo de divulgar a música caipira raiz do Estado de São Paulo, e também inspirar a formação de outros violeiros e grupos musicais que usem como instrumento a viola brasileira.



Sua trajetória demonstra a importância desse instrumento como vetor de preservação e manutenção da identidade cultural caipira, e motiva a geração de novos artistas e talentos do ramo musical.



O nome do projeto foi escolhido em homenagem ao Mestre Jorge Charleaux, um grande violeiro de São Luiz do Paraitinga que tocou no início da formação desta orquestra de viola e faleceu de câncer em 2019, deixando um legado significativo dentro do coletivo.



A Orquestra de Violas Rio Abaixo Mestre Jorge Charleaux se apresentou oficialmente pela primeira vez em 2010, no Especial Paraitinga em São Paulo – Semana Artística e Cultura, no SESI Paulista. Em 2012, o grupo fez uma apresentação emblemática no Memorial da América Latina, junto a um coletivo de artistas de São Luiz do Paraitinga e contou com a participação especial de Tom Zé.



Já em 2015, realizou um show no Festival Da Música Caipira Raiz, em São Luiz do Paraitinga. Em 2019, se apresentou na 59ª Festa Do Folclore de Taubaté, junto a Orquestra do Erê; e em 2020, realizou uma apresentação online através do apoio da Lei Aldir Blanc São Luiz do Paraitinga.



Em 2024, a orquestra participou do Encontro de Violeiros São Luiz do Paraitinga e da Inauguração da Sala Jorge Charleaux, na EE Monsenhor Ignácio Gióia, em São Luiz do Paraitinga.



O projeto também venceu grandes desafios, como em 2010, quando superou a enchente que atingiu e destruiu parte de São Luiz do Paraitinga, provocando a maior tragédia da história do município. E em 2020, atravessou o momento da pandemia da COVID-19.



Após tantos anos de resistência cultural, a Orquestra de Violas Rio Abaixo Mestre Jorge Charleaux convida toda a população de Taubaté e região para um momento de encontro com a arte da viola caipira, que faz parte da história da música brasileira.



Mais informações: www.instagram.com/morenoovera.violeiro e www.instagram.com/sesctaubate



SERVIÇO: Show da Orquestra de Violas Rio Abaixo Mestre Jorge Charleaux

Sinopse: Única iniciativa de orquestra de violas do Brasil que utiliza a afinação Rio Abaixo apresenta um show que une poesia, causos e música, colocando a viola de 10 cordas como protagonista do espetáculo, e embalando o público ao som instrumental de clássicos da música caipira, com arranjos feitos coletivamente.

Duração: 90 minutos

Elenco: Ecco do Sertão, Lucas Melo, Nésio Martins, Jucelma Araújo, Fátima Pinho, Eduardo Kbeça, Danilo Della Monica, Vinicios Felipe, Arathi Zanvettor,João Bosco e o regente Moreno Overá.

Grátis

Recomendação etária: 16 anos – menores de 16 anos somente acompanhado de pais ou responsáveis

Quando: 01 de junho de 2024 (sábado) – Horário: 20h

Onde: Sesc Taubaté

Endereço: Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Taubaté (SP)



Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Whatsapp 1199568-8773 – [email protected]

Anúncios

Deixe uma resposta