21 de maio de 2024 – 15:37
#PMCE #resgate #SSPDS


Ascom SSPDS – Texto e Foto



Em ações distintas, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resgatou, na tarde dessa segunda-feira (20), dois animais. O primeiro foi uma raposa-do-campo, no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Já o segundo foi uma iguana de grande porte, no bairro José Walter (AIS 9). Os animais foram soltos em habitat natural, longe da zona urbana.

A equipe policial foi acionada para a ocorrência com a raposa-do-campo no bairro Garrote, em Caucaia. Um morador havia encontrado o animal dentro de casa. O animal foi resgatado sem ferimentos e solta em habitat natural.

Iguana

Já no bairro José Walter, o BPMA foi acionado para resgatar uma iguana de grande porte que foi encontrada em uma residência. O réptil, que media mais de um metro, foi localizado e capturado de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados pelos policiais militares. Em seguida, o animal foi devolvido a seu habitat natural, em local adequado e distante das residências.

Os animais silvestres são prejudicados por causa do desmatamento das florestas. As queimadas acabam com as suas fontes de alimentos, favorecendo o aumento desses répteis na zona urbana.

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais
Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos;

Contate o Corpo de Bombeiros ou o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros;

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas, o que pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes;

Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes;

Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.

Para onde ligar em casos de resgates de animais?

As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Os contatos para acionamento de socorro são os seguintes:

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
Telefone: 193
Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Telefones: (85) 3247.2630 – 190





source
Com informações do Governo do Estado do Ceará

Anúncios

Deixe uma resposta