Prefeitura de Mau, Fundo Social de Solidariedade e Colsan lanam campanha para aumentar doaes de



O Posto de Coleta de Sangue de Mau est localizado na Rua Lus Lacava, 229, Vila Bocaina

O aumento de casos de dengue, além de afligir todas as famílias, também elevou a preocupação devido à queda no número de doadores de sangue. Segundo estimativa da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), que faz a gestão do Posto de Coleta de Mauá, houve uma redução de 20% na quantidade de pessoas realizando esse gesto tão importante, muito em razão de terem tido a doença, o que compromete ainda mais os níveis dos estoques que já operam frequentemente abaixo do ideal, que é de pelo menos 70%. Outro aspecto que gera apreensão, é que em casos mais graves da doença, o paciente pode necessitar de transfusão.  Quem é infectado pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, precisa esperar um mês para poder doar sangue. 

Por isso, a Prefeitura de Mauá, o Fundo Social de Solidariedade e a Colsan se uniram em uma campanha chamada “Doe Sangue, cada gota conta” para que as pessoas que tenham condições, doem para evitar que os pacientes fiquem sem esse item tão essencial. Empresas que quiserem aderiar à iniciativa podem entrar em contato direto com a Colsan pelo número: 11 98495-1739.

A população mauaense tem colaborado substancialmente. Desde a inauguração, o local já coletou 13.988 bolsas de sangue, se cada uma delas pode ajudar até quatro pacientes, é possível dizer que cerca de 56 mil vidas podem ter sido salvas, graças a essa iniciativa.

Lembrando que, para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira coleta antes dos 60 anos), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e vir alimentado, porém evitado refeições gordurosas três horas antes. Por isso é realizada a triagem do candidato.

O Posto de Coleta de Sangue de Mauá está localizado na Rua Luís Lacava, 229, no prédio do CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente). O espaço, inaugurado em 27 de março de 2023, dispõe de recepção, sala de coleta, repouso, lanche, pré-triagem e duas de triagem. Contempla uma demanda antiga dos moradores de Mauá, que antes precisavam se deslocar para outros municípios para doar sangue. Busca também incentivar o gesto solidário, ajudando a manter o estoque na região.

O material recebido é encaminhado para o hemocentro da Colsan, em São Bernardo do Campo. E rende hemocomponentes como concentrado de hemácias, de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, enviados a hospitais públicos do Grande ABC, entre eles o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.

O horário de funcionamento do Posto de Coleta de Sangue de Mauá é de segunda a sábado, das 8h às 12h30. A doação poderá ser agendada pelo aplicativo COLSAN, que pode ser baixado na Google Play Store e Apple Play Store. Existe a opção sem a marcação da coleta, por ordem de chegada no local. O posto conta com médico, enfermeiro, captadora, técnico em enfermagem e recepcionista, além de apoio operacional.

No local é necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto contendo CPF e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional ou de habilitação). Menores de 18 anos, acompanhados de adulto, deverão levar o Termo de Autorização de doação preenchido, com firma reconhecida em cartório e RG (original e cópia) de ambos. Outras informações podem ser obtidas no link:  https://colsan.org.br/site/doador/requisitos-para-doacao/.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mau

Secretaria de Comunicao Social

23/05/2024 12:34

source
Com informações da Prefeitura de Maua

Anúncios

Deixe uma resposta