Mais de 47 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes tiveram um cardápio especial nesta quarta-feira (15/05). Todas as escolas distribuíram o afogado, um prato típico da cidade que é tradicionalmente servido durante a Festa do Divino Espírito Santo, celebrada no município há 411 anos.

“Estou muito feliz que nossa alimentação escolar, que está cada vez mais saudável e natural, também tenha essa preocupação com a cultura e tradição da cidade, oferecendo o afogado, um prato típico que é delicioso e nutritivo. É emocionante acompanhar a tradição culinária de Mogi sendo compartilhada com nossos alunos. Parabéns às nossas escolas pela dedicação no preparo e ao Departamento de Alimentação Escolar (DAE) pela organização!”, comemorou a secretária de Educação, Marilu Beranger.

Para o diretor do DAE, Caio Lages, a ação apresenta a cultura da cidade pela alimentação escolar. Queremos mostrar para nossas crianças como a cultura de Mogi é rica, e nada melhor do que fazer isso através da alimentação escolar. Todos os profissionais do departamento se dedicaram ao máximo para que essa refeição especial saísse da melhor forma possível”, declarou. O setor é responsável pelo cardápio, abastecimento e ações de educação nutricional nas escolas.

Em Jundiapeba, o Auxiliar de Desenvolvimento da Educação (ADE), David do Prado, responsável pelo preparo do afogado para os alunos da Escola Municipal Rural Professor Cid Torquato, destacou o prazer em servir o alimento. “É uma satisfação servir os alunos. É muito legal ver a alegria deles. O alimento é uma coisa sagrada e tem que ser feito com carinho”, afirmou.

O afogado foi preparado com tanto carinho que as crianças matriculadas na unidade escolar puderam sentir isso em cada refeição. Pelo menos, é o que garante Davi Cleiton de Souza Melo, aluno do período da tarde que experimentou – e aprovou – o prato pela primeira vez. “É muito gostoso, nunca tinha comido”, revelou.

A vice-diretora da EM(R) Profº Cid Torquato, Elaine Rachid, valorizou o impacto positivo que o afogado teve na comunidade local. Por ser uma área rural, ficamos muito felizes, pois é uma oportunidade para que eles conheçam e possam experimentar esse prato típico da Festa do Divino. É uma comunidade que recebe as doações arrecadadas na festa, então para eles é uma alegria participar. É muito gratificante”, disse.

Nutrição em cada prato
A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, encaminhou para as escolas municipais 1.900 quilos de carne, 823 quilos de batata, 121 quilos de salsão, 327 quilos de pimentão e 307 quilos de jiló às unidades escolares.

Pela variedade de ingredientes, o prato conta com alto valor nutritivo, com proteínas de alta qualidade e minerais importantes como ferro, zinco, fósforo, potássio e vitamina C, além de fibras e vitaminas do complexo B6 e B12, essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Mais ações na Festa do Divino
A edição de 2024 da Festa do Divino Espírito Santo começou no dia 9 de maio e irá até o próximo domingo, dia 19. A Secretaria de Educação e escolas têm desenvolvido ações sobre a tradição e a cultura do evento. Serão 12 carros de bois, que serão decorados nesta sexta-feira (17/05) e participarão da Entrada dos Palmitos no sábado (18/05). No mesmo dia, técnicos da Pasta farão o desenho de dois quadros do tapete ornamental para a Procissão de Pentecostes no domingo (19/05), dia em que logo cedo voluntários irão decorar os desenhos.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo outras ações durante o período da Festa. A Secretaria Municipal de Cultura, em apoio a realização da Festa do Divino, promove as exposições com a temática religiosa “Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes – Professora Amália Thereza Manna de Deus” (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-cultura/noticia/museu-guiomar-pinheiro-franco-retoma-funcionamento-com-mostra-da-festa-do-divino-espirito-santo-de-mogi-das-cruzes) e “Cores da Fé”

Anúncios

Deixe uma resposta