Prefeitura de Suzano acompanha inauguração do VAR Center Log

0

Empreendimento logístico foi inaugurado nesta quinta-feira (16/05) e contará inicialmente com oito empresas, entre elas a plataforma de comércio eletrônico Mercado Livre; mais de 1,5 mil empregos foram gerados no local

Com a geração de mais de 1,5 mil empregos diretos e indiretos e oito empresas já instaladas, o VAR Center Log foi inaugurado em Suzano nesta quinta-feira (16/05). O novo empreendimento logístico fica no local onde funcionava a antiga Cerâmica Gyotoku (rua Baruel, 2.000 – Vila Figueira) e deverá ajudar a alavancar a economia da cidade com marcas de renome nacional e internacional, como a plataforma de comércio eletrônico Mercado Livre, que realiza 25 mil entregas diárias no Alto Tietê e parte de Guarulhos e tem capacidade para chegar a 40 mil.

Participaram do evento que marcou a entrega os secretários municipais André Loducca (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego), Elvis Vieira (Planejamento Urbano), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos) e Diego Ferreira (Saúde) e o vereador Pedro Ishi.

O imóvel da antiga Cerâmica Gyotoku foi arrematado em um leilão por seis empresários que compõem a Absam Empreendimentos Imobiliários Ltda. e totalmente reformado e preparado para receber o centro logístico. O espaço conta com 15 galpões de 4 mil metros quadrados (m²) cada, resultando em uma área construída total de 60 mil m² e um pátio de 50 metros de largura, além do arruamento de todo o local.

Apesar de ter sido oficialmente inaugurado nesta quinta, o local já estava em funcionamento desde o ano passado. Além do Mercado Livre, outras sete empresas estão abrangidas no VAR Center Log neste momento: “Max Love”, do segmento de cosméticos; “Líder Equipamentos”, que trabalha com distribuição de geladeiras e freezers; “Studioluce Iluminação”, do ramo de luminárias; “Liquida Pisos”, especialista em pisos, porcelanatos e revestimentos; “CCJ Supermercados”, que atua no setor de varejo; “OK Brazil”, responsável pela distribuição de produtos da Kimberly Papéis; e “Dom Rubi”, que prepara refeições terceirizadas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, afirmou que os avanços que Suzano teve ao longo dos últimos anos possibilitaram que grandes empresas optassem por se instalar na cidade. “Nosso município tem se preparado cada vez mais para viabilizar grandes investimentos e esse centro logístico é prova de que estamos no caminho certo. Ter o Mercado Livre e tantas outras empresas de nome nos deixa muito convictos de que realizamos um trabalho eficiente de geração de empregos ao longo dos últimos anos”, avaliou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi, por sua vez, destacou o benefício do VAR Center Log para a cidade, a partir da união dos empresários que constituem o grupo Absam Empreendimentos Imobiliários Ltda., dando uma nova destinação a um prédio que estava abandonado. “Essa entrega representa o momento especial que a nossa cidade vive desde 2017, quando teve início a retomada do orgulho de ser suzanense, de reconstrução do município, de torná-lo novamente atrativo para investimentos e para a vinda de novas empresas. Por isso, agradeço e parabenizo a todos os sócio-proprietários do grupo Absam, na pessoa do engenheiro Elias El Ghossain, por apostarem em Suzano e proporcionar o reaproveitamento deste importante local e garantir a geração de mais de 1,5 mil empregos, diretos e indiretos, desde a reconstrução do espaço até o pleno funcionamento do centro logístico.”, finalizou.

Histórico

O local onde foi instalado o VAR Center Log era de propriedade da empresa Cerâmica Gyotoku, fundada em 1966 e que decretou falência em 2010. Em meados de agosto de 2019, a 4ª Vara Cível do Fórum de Suzano, tentou por duas vezes, mas sem sucesso, leiloar o imóvel e os equipamentos remanescentes.

Visando resgatar para a cidade os postos de trabalho e a utilidade produtiva daquela grande área, mesmo sabendo que o espaço encontrava-se deteriorado e depredado, em razão do longo período em que ficou desocupado, seis empresários suzanenses uniram forças e formaram uma sociedade de empreendimentos imobiliários, com o desejo de resgatar e investir em algo inovador.

O terceiro leilão ocorreu e, após disputa acirrada com outros interessados, a Absam saiu vencedora do certame, tornando-se proprietária do imóvel e de suas benfeitorias e equipamentos. Em 22 de novembro de 2019, foi expedida a Carta de Arrematação, levada a registro em 7 de janeiro de 2020.

A partir dos valores arrecadados no leilão e em outros itens da empresa falida, foi possível pagar e ressarcir o prejuízo de 900 funcionários da antiga Cerâmica Gyotoku, que corriam com ações trabalhistas por anos na Justiça do Trabalho.

“Graças aos leilões realizados, cada funcionário recebeu, em média, R$ 45 mil, perfazendo cerca de 57% do valor pleiteado nas causas trabalhistas, o que foi considerado um feito relevante no plano do Poder Judiciário e para a região”, informou a Absam Empreendimentos Imobiliários.

Ao tomarem posse do imóvel, os empresários se depararam com uma área totalmente deteriorada, com o telhado quebrado, fios e cabos elétricos de todas as máquinas furtados, 12 fornos de 140 metros de comprimento, 35 moinhos, tanques e filtros com 35 metros de altura sem utilidade. A retirada dos materiais levou quase um ano e cerca de 95% deles foram reciclados durante a reforma.

A atenção ao aspecto ambiental não foi esquecida. Todas as tintas à base d’água foram incineradas em uma empresa especializada na cidade de Itapevi (SP) e o material resultante se tornou adubo. Além disso, 2,8 mil toneladas de materiais refratários dos fornos foram encaminhados para Minas Gerais, reciclados e transformados em novos.

Ainda em 2020, foi decidido como formar o local para desenvolvimento do empreendimento almejado. Agora, entregue à cidade, está em pleno funcionamento, com oito empresas, gerando uma grande movimentação. Só com o Mercado Livre, o VAR Center Log recebe 500 veículos por dia.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Anúncios

Deixe uma resposta