Projeto de modernização de Atibaia é modelo para Pernambuco

Com um dos maiores e mais desafiadores projetos do país para tornar a cidade mais eficiente, Atibaia recebeu na quarta-feira (22) um representante do Sebrae de Pernambuco interessado em conhecer e aplicar no Estado as iniciativas do Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT), que está sendo desenvolvido no município.

Modernização da Infraestrutura da Tecnologia da Informação
Uma das ações já em execução é a implantação de Data Center, com modernização de infraestruturas no Paço Municipal, iniciativa que faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação e pode ser considerada um primeiro passo para a criação de uma cidade inteligente, interligando também escolas e unidades de saúde no futuro. Também está prevista a aquisição de 807 novos computadores para toda a rede municipal.

Instalação de Wi-Fi nas praças
No próximo mês, deverá ser realizada uma licitação para instalação de Wi-Fi em 12 praças e implantação da Infovia, projeto que tem por objetivo interligar as unidades organizacionais do poder público por meio de uma rede de alta disponibilidade e velocidade. Tudo isso representará redução de gastos com telefonia e internet.

Programa do BNDES
A Prefeitura de Atibaia aderiu ao Programa de Modernização da Administração Tributária, do BNDES, visando a melhoria da eficiência e da transparência da gestão pública. No ano passado, foi criado um Grupo Especial de Trabalho para coordenar as ações do PMAT, envolvendo desenvolvimento e implantação do projeto em três eixos: Modernização da Gestão; Eficiência Energética; e Promoção do Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

Metas
A intenção do projeto é melhorar o atendimento à população com a disponibilização de mais serviços digitais e oferecer um cadastro unificado, com todas as informações do munícipe, nas áreas de Educação, Saúde, Social, Finanças e outras; ofertar carta de serviços ao cidadão; diminuir a despesa de energia elétrica por meio da utilização de energia limpa, atendendo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU nº 7 – Energia Acessível e Limpa; e atrair investidores que promovam o desenvolvimento econômico e turístico com a implantação do parque temático da “Cidade do Morango”.

Ranking Connected Smart Cities 2023
Atibaia foi classificada na 90ª colocação geral no Ranking Connected Smart Cities 2023, aparecendo entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O município obteve suas melhores posições em Economia (15º) e Segurança (29º), mas também esteve na lista das 100 melhores em Meio Ambiente (51º), Governança (58º), Saúde (75º), Educação (82º) e Mobilidade (82º).






source
Com informações da Prefeitura de Atibaia

Anúncios

Deixe uma resposta