A nova configuração do trânsito do Jardim Europa está proporcionando mais mobilidade para a região. Na sexta-feira, dia 17/05, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Obras e de Mobilidade Urbana, entregou as obras de prolongamento da Avenida Oswaldo Assis Gonçalves.

 

A construção de uma nova interligação entre a Av. Oswaldo de Assis Gonçalves e a Av. Europa, na altura da Alameda França, permite maior fluidez no trânsito na região. A ponte propicia a melhoria da circulação viária, com atendimento à população dos bairros Jardim Primavera, Jardim Europa, Santa Luzia, entre outros. Os motoristas agora têm mais opções para seu deslocamento.

 

Essa é mais uma obra para melhorar a mobilidade urbana e colaborar com o trânsito de Bragança Paulista. Sem contar o espaço de lazer que essa região ganhará com a Praça Olímpio Pannunzio que em breve será inaugurada e o Parque Linear. Além disso, a obra vai aumentar a segurança para a população que circula no local e melhorar o trânsito. Foi criada a condição de tráfego seguro também para pedestres.

 

Essa obra é mais uma entregue com verbas do DADE na Zona Sul do município. Foi recuperado o convênio de 2016, que permitiu, entre outras intervenções na região, a construção da Praça da Poesia “Poeta Oswaldo de Camargo” e do Terminal Urbano Turístico “Manuel José Rodrigues” e agora o Parque Linear e o prolongamento da Avenida Oswaldo Assis Gonçalves, abrangendo a ponte, iluminação e demais melhorias do entorno.

 

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana explicou que foi formado um novo sistema binário de circulação entre a Av. Europa e a Av. Oswaldo de Assis Gonçalves. Esse sistema reduz o problema diário de lentidão e periculosidade no acesso entre as avenidas, entre o Jardim Europa e o Jardim Primavera. A configuração até então existente era muito desfavorável aos fluxos oriundos da Alameda Noruega e da Av. Oswaldo Assis Gonçalves.

 

Com essa nova configuração, foi adotada mão única na Av. Europa, entre a Alameda França e a Alameda Alemanha, no sentido Lago do Orfeu. Na Av. Oswaldo Assis Gonçalves, entre a Alameda Noruega e a nova transposição defronte à Alameda França, há mão de direção única no sentido Av. dos Imigrantes.

 

O sistema binário de trânsito consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, contribuindo no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas.

 

A região já vem recebendo intervenções feitas pela Prefeitura de Bragança Paulista para permitir melhorias no tráfego. Uma das grandes obras foi a abertura da Rua Pedro Splendore. Também foi finalizada uma alça da Av. Europa para a Av. dos Imigrantes, que permite o acesso dos veículos no sentido Lago do Taboão sem espera semafórica no cruzamento.

 

PARQUE LINEAR

 

Além das intervenções no trânsito, a região está recebendo um parque linear, margeando o ribeirão do Jardim Europa, possibilitando um espaço de lazer e de preservação da natureza para a população. Quem passa pelo local já pode notar o piso intertravado dos passeios. Foram colocados os postes com iluminação em LED, bancos e lixeiras.

 

A obra foi executada pela empresa Verde Bianco Engenharia Eireli e os recursos são oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) e do Fundo Municipal de Trânsito.

 

O Convênio DADETUR nº 016/2016 inicialmente executou a obra da Praça da Poesia “Poeta Oswaldo de Camargo” e do Terminal Urbano Turístico “Manuel José Rodrigues”. Como sobrou um saldo de convênios, a Prefeitura realizou um aditamento para o Parque Linear na Avenida Oswaldo Assis Gonçalves, abrangendo a ponte, iluminação e demais melhorias do entorno.

 

A verba do Fundo Municipal do Trânsito, foi utilizada para construção de canteiros, guias, sarjetas, confecção e instalação de placas, colunas e os serviços de pintura viária.

 

 

 

source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista

Anúncios

Deixe uma resposta