Representantes eleitos do Conselho Gestor de Sade recebem capacitao nesta quarta (22)

O Conselho Gestor de Saúde é o responsável direto pela identificação e resolução de problemas dentro de cada unidade e complexo de saúde. Devido à sua grande importância dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau-SV), realiza nesta quarta-feira (22) uma capacitação para os novos representantes eleitos para o conselho. A oportunidade visa prepará-los para a execução de suas respectivas funções.

 

A humanização e o acolhimento são dois dos principais pilares da gestão atual da Saúde. Dessa maneira, priorizando o cuidado com o próximo, será realizado um acolhimento entre os eleitos e os representantes de cada diretoria da Sesau. 

 

Após a interação entre a equipe presente, serão apresentados os conceitos e informações sobre o Conselho Gestor de Saúde, a importância do controle social e funcionamento do SUS. 

 

Os usuários foram escolhidos por voto popular dos usuários representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs), Hospitais, Prontos-Socorros (PS) e Prontos Atendimentos (PA) do Município. 

 

A organização e a atribuição são definidas por lei, tornando o conselho deliberativo e permanente nos municípios. Dessa forma, a gestão deve ser constituída pelos três pilares da comunidade, com a participação da administração da unidade, dos funcionários e dos usuários. 

 

Além disso, a participação deve ser paritária, garantindo que metade dos participantes representem os usuários e os munícipes, sendo esses conselheiros da sociedade civil.

 

Informações adicionais:

 

Local:  Associação Comercial (R. Jacob Emmerich, 1238 – Parque Bitaru – São Vicente);

Horário: Das 17h às 20h.

 

Por Alanis Ribeiro
 

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta