Mostra de fotos sobre a celebração recebe grupos de alunos

A poucos dias da celebração de Corpus Christi em São Gonçalo, com a confecção do maior tapete de sal de Corpus Christi da América Latina, a Secretaria de Turismo e Cultura reforça o convite à população gonçalense para a visitação da exposição “Corpus Christi”, que está em cartaz no hall do Teatro Municipal, de segunda a sexta, das 9h às 17h. 

Na tarde desta sexta-feira (24), alunos do 5º ano do Colégio Nossa Senhora das Dores visitaram a exposição. A pequena Sofia Batista, de 10 anos, se encantou com a mostra. “Adorei a exposição, estão lindas as fotos! Fiquei muito feliz quando vi minha irmã em uma das fotos, porque nós duas participamos há muito tempo na montagem dos tapetes e da missa”, disse a pequena estudante. 

Ao todo, 19 fotografias compõem a exposição: 16 delas de diversos fotógrafos que integram a equipe de cobertura dos Vicariatos São Gonçalo e Alcântara, além de três escolhidas por meio do concurso realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura com a Arquidiocese de Niterói. 

Os registros mostram momentos da confecção dos tapetes, da manifestação de fé dos fieis que acompanham a celebração, de momentos da Santa Missa e da dimensão do Corpus Christi pelas ruas de São Gonçalo. 

A visitação da exposição “Corpus Christi” pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 17h, até o dia de Corpus Christi. A mostra tem entrada franca e classificação livre. 

Programação de Corpus Christi – Na próxima quinta-feira (30), a cidade de São Gonçalo recebe o maior tapete de sal de Corpus Christi da América Latina. Assim como foi realizado nos últimos três anos, a confecção dos tapetes será iniciada às 7h. Mais de 600 servidores da Prefeitura de São Gonçalo estarão envolvidos na celebração, cuja expectativa é receber mais de 100 mil pessoas ao longo de todo o dia. 

Neste ano, os temas dos tapetes são Eucaristia – alimento da vida de oração, Ano da Oração (caminho de preparação para o Ano Jubilar), Sínodo, partindo do tema da Campanha da Fraternidade (paz, reconciliação, encontro e ecologia), além dos tradicionais desenhos dos padroeiros das paróquias.

Serão utilizados, aproximadamente, 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, além das 52 toneladas de sal. Todos os materiais são necessários para os 238 tapetes, que são um Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. Os tapetes serão expostos da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro.

source
Com informações da Prefeitura de São Gonçalo

Anúncios

Deixe uma resposta