Mobilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Em alusão ao Maio Laranja, mês de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a  Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Infância e Adolescência e Programa Criança Feliz, realizou uma uma ação de sensibilização, na manhã desta segunda-feira, em Alcântara. 

O objetivo da ação foi disseminar informações a respeito dos cuidados que devem ser destinados às crianças e aos adolescentes, principalmente no que se refere à prevenção de casos de abuso e exploração sexual. Segundo dados do Disque 100, em 2023 foram mais de 228 mil denúncias, sendo mais de um milhão e 300 mil de violências e outras violações dos direitos de crianças e adolescentes em todo o país. 

“A mobilização realizada com a população da nossa cidade é de grande importância no que se refere ao enfrentamento dos casos de abuso e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes, pois o dever do cuidado, da proteção e da promoção de direitos são de responsabilidade conjunta da família, da sociedade e do poder público. Dessa forma, estamos nas ruas, enquanto defensores dos direitos humanos de crianças e adolescentes, para disseminar informações às famílias, orientar sobre os sinais de violências e divulgar os principais canais para a realização de denúncias”, enfatizou Matheus Short de Araujo, coordenador do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz de São Gonçalo. 

Durante a atividade, foi realizada a distribuição de panfletos informativos com canais para realização de denúncias, oficina de pinturinha com as crianças que passavam pelo local e dinâmicas lúdicas. 

Deram apoio ao longo da ação, que também ressaltou o Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no último sábado (18), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fórum Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e 0 SEST/SENAT, que puderam contribuir com a campanha de sensibilização. 

source
Com informações da Prefeitura de São Gonçalo

Anúncios

Deixe uma resposta