Secretaria de Saúde alerta para vacinação contra Febre Amarela

0
A Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba, da Secretaria Municipal de Saúde, informa que há um alerta sobre a circulação do vírus da febre amarela no Estado de São Paulo e que pessoas não vacinadas contra a doença devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para garantir a imunização.

O comunicado estadual indica dois casos de febre amarela na região de Campinas. No entanto, por Ubatuba ser uma cidade que atrai muitos turistas, há o risco de circulação do vírus no município.

A Viep ressalta que está monitorando as notificações de casos suspeitos nas unidades de saúde e que a vacinação pode ser aplicada em crianças, adultos e idosos.

Sobre a febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle.

Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor de cabeça e no corpo, vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, os sintomas podem evoluir para icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e até mesmo choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

source
Com informações da Prefeitura de Ubatuba

Anúncios

Deixe uma resposta