Secretaria dos Direitos Humanos reforça a importância da prevenção e do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

0






15 de maio de 2024 – 14:53
# # # #


Gabriela Vieira – Ascom Sedih – Texto

Marilia Camelo – Pinacoteca do Ceará – Foto

Josias Jeronimo – Sedih – Infografia



Prevenir e enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma missão coletiva. Ao longo das próximas semanas, equipes da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) realizam uma série de ações para mobilizar e conscientizar a população sobre como acontece a violência sexual e como denunciá-la. As atividades integram a campanha Faça Bonito e acontecem em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A violência sexual contra crianças e adolescentes se expressa de duas formas: abuso sexual e exploração sexual. O abuso é a utilização das vítimas para qualquer ato de natureza sexual, e pode ser praticado por pessoas próximas à vítima ou à família. Já a exploração é a utilização das vítimas para fins sexuais com fins lucrativos, em contextos de prostituição, pornografia, tráfico ou turismo com motivação sexual.

A temática será abordada já no dia 18 de maio, em ação realizada na Praça José de Alencar, em Fortaleza, de 8h às 12h. Liderada pelo Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), a atividade conta com a participação de diversas instituições da sociedade civil e do poder público, entre elas a Sedih. A programação inclui ações educativas, apresentações culturais e oficinas para a população.

Entre os dias 21 e 28/6, a campanha acontece também nas sedes do Vapt Vupt em Fortaleza, com ações formativas para a população, conscientizando os cidadãos cearenses sobre o assunto e orientando sobre como agir em casos de violência. As atividades iniciam na terça-feira, 21/5, na Unidade Messejana, e seguem nos dias 22, 24 e 28/5 nas unidades Antônio Bezerra, Centro e Papicu, respectivamente, sempre de 8h às 12h.

Em abordagem direta com os jovens, a Sedih realiza Cine Debate com alunos de escolas públicas, com enfoque na prevenção da violência. As sessões são conduzidas por profissionais que atuam com a temática, juntamente com os professores das turmas, construindo um ambiente seguro para discussões e dúvidas. A programação é direcionada a alunos da Escola Estadual Jaime Alencar, realizada nos dias 23 e 29/5 na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE). Já nos dias 27/5, 3 e 4/6, as equipes realizam a atividade com alunos da Escola Municipal Prof. José Parsifal Barroso.

Como procurar ajuda

O Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV) da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará oferta apoio psicossocial e orientação jurídica aos familiares de crianças e adolescentes vítimas de violência.

WhatsApp: (85) 98895.5702

Em caso de violações, Disque 100 ou procure a delegacia de polícia mais próxima.

Sobre a campanha

Faça Bonito é uma campanha nacional de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A mobilização acontece há 24 anos, com enfoque especial no mês de maio, em alusão ao dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes.





source
Com informações do Governo do Estado do Ceará

Anúncios

Deixe uma resposta