Semana da Enfermagem: colaboradores do Hospital do Vicentino participam de palestra sobre segurana do paciente

Dentre as diversas programações da Semana da Enfermagem dedicadas aos profissionais da saúde de São Vicente, o Hospital do Vicentino (HDV) recebeu na tarde desta quarta-feira (22) a enfermeira Vilma Teresinha Marcondes, representante da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) – núcleo Baixada Santista, para um bate-papo com os colaboradores da unidade. 

 

Com vasta experiência na área, Vilma provocou a discussão a respeito dos problemas de comunicação entre os colegas de trabalho, principalmente nas trocas de plantão dentro dos hospitais. A intenção do bate-papo foi, sobretudo, gerar conscientização sobre a importância de serem eliminados os ruídos na mensagem entre emissor e receptor, fato que atrapalha o processo de comunicação e, consequentemente, a qualidade do atendimento. “Segurança do paciente a gente faz com a instituição. É responsabilidade de todos nós”, comenta a palestrante. 

 

Andrea Panão, enfermeira técnica responsável da equipe de UTI, marcou presença na discussão, e definiu a temática abordada como essencial: “É realmente uma problemática para a gente essa questão da comunicação. Trabalhamos em plantões muito pesados e, às vezes, quando você vai passar um caso para um colega durante a troca, muitas vezes podem ocorrer falhas na comunicação, o que pode prejudicar o andamento”. 

 

Além da troca de aprendizados, o Hospital do Vicentino ganhou um novo espaço na tarde desta quarta-feira. Devido à necessidade de um lugar para estudos, a equipe de enfermeiros da instituição criou um laboratório de enfermagem dentro do hospital. A sala conta com equipamentos novos e um boneco em tamanho real para prática dos novos residentes e estagiários. 

 

“Estamos muito felizes com esse novo espaço, e acredito que a secretária também vai ficar, afinal, é uma surpresa para ela”, revela a enfermeira do HDV, Vivian Maria Ferreira.

 

“Essa semana serviu para enaltecer o trabalho que esses profissionais de enfermagem fazem pela Cidade, todo o carinho e atenção que demonstram com o paciente. Quando cheguei fiquei surpresa e muito feliz com a nova sala de estudos. Será mais um local onde a equipe multidisciplinar do hospital poderá se qualificar e aprender cada vez mais a cada protocolo ou processo de trabalho novo implantado”, disse Michelle Santos, secretária da Saúde.

Por Marcela Perdigão 

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta