Programa Trilha de Desenvolvimento beneficiará 800 pessoas nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano. Em 2023, o programa inseriu mais de 50% dos beneficiários no mercado de trabalho



A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, em parceria com a Rede Cidadã, dá início a uma nova etapa do programa Trilha do Desenvolvimento com a oportunidade para 800 profissionais de Mogi das Cruzes e Suzano. O programa tem como objetivo capacitar e encaminhar pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. As inscrições estão abertas e as novas turmas terão início a partir do dia 13 de maio.



Podem participar do programa pessoas acima de 18 anos, com renda per capita inferior a R$ 637,00. A iniciativa vai ao encontro do compromisso da Suzano, alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas), de promover ações que auxiliem na retirada de 200 mil pessoas da linha da pobreza até o ano de 2030.



“A Suzano acredita muito em parcerias como essa com a Rede Cidadã, com a promoção de oportunidades para as pessoas, e apoio no combate às desigualdades a partir da educação. Tudo isso está alinhado ao nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, por isso temos orgulho em dar continuidade a essa parceria e celebrar os bons resultados do primeiro ciclo”, ressalta Adriano Martins, coordenador de Relacionamento Social da Suzano.



Na primeira etapa do programa, realizada entre os meses de julho de 2023 e março de 2024, mais de 50% dos beneficiários foram incluídos no mercado de trabalho.



Rogério Coppola, de 43 anos, é um dos participantes que conseguiu uma colocação no mercado de trabalho por meio do projeto. Ele participou do Trilha de Desenvolvimento em setembro e hoje celebra quatro meses atuando como operador de logística em uma empresa de Mogi das Cruzes.



“Meu desejo é que esse projeto se expanda e alcance muitas pessoas que precisam deste incentivo. Tenho orgulho em ter participado do Trilha de Desenvolvimento e servir como exemplo para encorajar todos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e estão buscando uma colocação no mercado de trabalho”, disse Rogério.



Para a segunda etapa, a formação seguirá de forma presencial em Mogi das Cruzes e Suzano. A trilha de formação aborda os seguintes temas: acolhimento familiar – promovendo a integração dos familiares no processo de aprendizagem, reconhecimento e desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento pessoal, comunicação consciente, orientações sobre o mercado de trabalho, marketing pessoal, elaboração de currículo, entre outros. Ao final da formação, os participantes recebem apoio no encaminhamento dos currículos e participação em processos seletivos.



O fundador e diretor Executivo da Rede Cidadã, Fernando Alves, comenta a transformação que o projeto exerce na sociedade como um todo. “A transformação social é uma responsabilidade compartilhada por todos nós, e que precisamos urgentemente evoluir para uma sociedade mais solidária e coletiva, onde todos cuidam de todos, onde a prosperidade é compartilhada e onde o desenvolvimento não é medido apenas em termos econômicos, mas também em termos de dignidade humana e justiça social”, salientou.

Inscrições

O processo de seleção do projeto Trilha de Desenvolvimento é 100% on-line, com previsão de novas turmas a partir de maio.   As pessoas interessadas em participar do programa podem se inscrever pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/jnpw52az62baByDj9.

Rede Cidadã

Fundada em 2002, a entidade de assistência social sem fins lucrativos desenvolve programas e projetos voltados para a geração de trabalho e renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, junto aos setores público e privado.

Os programas que constam no portfólio da Rede dividem-se nas frentes de promoção da integração ao mundo do trabalho: empregabilidade e geração de renda e ações de responsabilidade social e sustentabilidade. Outros desdobramentos da atuação da ONG são a formação e o encaminhamento para o emprego de idosos, egressos do sistema prisional, pessoas em situação de rua, jovens que cumprem medidas socioeducativas e pessoas com deficiência, transexuais, entre outros públicos de minorias.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Anúncios

Deixe uma resposta