'VLT Contra a Dengue' conscientiza passageiros com atividades educativas

0

Quem passou pela estação Barreiros do VLT, na tarde desta quarta-feira (15), se deparou com uma cena incomum: uma boneca de cabelo rosa acompanhada de um mosquito em formato de gente. Foi assim que a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), chamou a atenção dos passageiros para um assunto sério: a dengue. 


 


Da criança ao trabalhador, inúmeras pessoas passam diariamente pelas estações ferroviárias. Foi pensando nisso, que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a concessionária BR Mobilidades se juntaram em uma parceria com a Prefeitura para uma ação que reforça o compromisso das instituições no combate ao Aedes Aegypti.


 


A supervisora daequipe de Informação, Educação e Comunicação da Unidade de Vigilância de Zoonoses UVZ, Roberta Fernanda, enfatiza a necessidade da conscientização pública, tendo em vista o alto índice de dengue no Município: “O Aedes Aegypti é um mosquito doméstico. Ele está dentro das casas. O mosquito gosta de áreas sombreadas e de ficar perto do ser humano, porque necessita do sangue para amadurecer seus ovos. Por isso, 80% dos focos estão dentro das residências”. 


 


Ronaldo Elias é morador do Quarentenário, e presenciou toda a ação: “Eu já tive os quatro tipos de dengue. Uma delas, inclusive, me deixou muito mal. Na minha casa, então, eu não deixo nada com água parada, mas cada um precisa fazer sua parte também”, ressaltou. 


 


“Com essa nova ação, reforçamos o trabalho de combate à dengue. Esse é um serviço em conjunto das instituições com a população. Por isso, peço que o munícipe separe 10 minutos do seu dia para checar se tem algum foco do mosquito transmissor. Só com a colaboração de todos, vamos conseguir combater o Aedes aegypti”, pontuou Michelle Santos, Secretária da Saúde.


 


Vacinação – A ação também busca incentivar o compromisso da sociedade civil no combate à dengue na Cidade. Além disso, São Vicente visa expandir a imunização através da aplicação das vacinas, que já estão disponíveis para crianças de 10 a 14 anos nas 26 unidades básicas de saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 9h às 16h30, e no posto de vacinação do shopping Brisamar (Rua Frei Gaspar, 365 – Centro – loja 120 – térreo), de segunda a sábado, das 10h às 19h. 


 


Para recebimento da dose, é necessário que a criança esteja acompanhada de um responsável, com um documento com foto e carteirinha de vacinação. 


 

A Sesau salienta que, para tomar a vacina da dengue, é recomendado o intervalo de 30 dias sobre outro imunizante. Caso a criança tenha contraído a doença, é necessário aguardar seis meses.Por Marcela Perdigão

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta