O Centro de Especialidades Médicas (CEM) começou a oferecer nesta segunda-feira (10), um novo atendimento voltado às crianças de até dois anos. Um fisioterapeuta especialista em desenvolvimento motor infantil faz uma avaliação para verificar possíveis atrasos no desenvolvimento infantil. O objetivo é encaminhar para um tratamento continuado no Centro de Fisioterapia com vagas pré-definidas anteriormente.

Segundo a coordenadora de Especialidades, Maira Camila Maia de Souza, as crianças são encaminhadas pelo Hospital Regional e virão para o novo atendimento. A fisioterapeuta avaliará se o atendimento permanece no Centro de Especialidades Médicas, que dispõe de um Ambulatório com médico e enfermeira ou se necessita de um encaminhamento ao Centro de Fisioterapia no Jardim Castelo.

A fisioterapeuta Regiane Medeiros, que faz parte agora da equipe de Alto Risco já formada por médico e enfermeira e será a responsável por este novo atendimento, afirmou que o objetivo é orientar os pais para que as crianças não tenham nenhum tipo de atraso em seu desenvolvimento, graças ao atendimento que poderá ser antecipado. A previsão é que até 15 crianças sejam atendidas todas as segundas-feiras com a fisioterapeuta. O serviço é voltado para crianças de até dois anos, sendo verificadas algumas situações. Alguns exemplos: aos quatro meses, o bebê deve estar rolando, segurando a cabeça e interagindo já com as pessoas à sua volta; aos seis meses, já pode sentar sozinho e aos oito meses já engatinhando: “Cada criança tem um tempo para se desenvolver, mas esta janela de tempo é curta, por isso, o atendimento é importante para observar tudo isso e prever possíveis suspeitas com um tratamento adequado para evitar problemas no desenvolvimento infantil”, afirmou Regiane.


Texto: Cristina Gomes – MTB: 26802/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Amanda Morais / Secom Ferraz.





source
Com informações da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta