O sábado, 29 de junho, foi de muita devoção e celebração na 101ª Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba, data que remete ao dia do santo padroeiro dos pescadores – com destaque para as procissões terrestre e marítima, concluída com uma missa campal na Praça de Eventos.

O dia de festividade começou logo cedo, às 8h, com a Corrida de Canoas VA’A (Canoas Havaianas), que pela primeira vez integrou a programação da Festa. Também na parte da manhã, às 9h, o Grupo Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba (Mestre Pedrinho) se apresentou na Ilha dos Pescadores e, logo em seguida, teve início as procissões terrestre e marítima com a imagem de São Pedro, que atraiu dezenas de fiéis – entre ubatubenses e turistas, que se encantaram com a fé caiçara.

A moradora da cidade de Pindamonhangaba, Aline Aparecida da Silva, acompanhou pela primeira vez a procissão de São Pedro e pode presenciar esse momento tradicional de Ubatuba. “Emocionante ver a fé de Ubatuba, que nunca enxerguei por esse ângulo. Frequento essa cidade há 45 anos e nunca tinha vivenciado a ‘fé’ do munícipio. Foi lindo”, comentou.

Durante o cortejo, as embarcações enfeitadas abrilhantaram o evento e ao mesmo tempo concorreram ao Concurso dos Barcos e Canoas Decorados – que elegeu os seguintes vencedores: Ilha Vence (primeiro lugar – categoria Barco), Aruanã (segundo lugar – categoria Barco), Dom João (terceiro lugar – categoria Barco), Maria Comprida (primeiro lugar – categoria Canoa), Mais Complicada (segundo lugar – categoria Canoa) e Maria Flor (terceiro lugar – categoria Canoa).

Noite de muita cultura e música

No período da noite a Congada de Bastões São Benedito, do bairro do Puruba, trouxe ritmos e danças tradicionais, seguida pela apresentação do grupo Batukada Moleke. A festa continuou com a Dança da Fita do Itaguá e shows musicais com as Bandas Boteco dos Rezendes e Kauze, encerrando as festividades do dia com muita animação.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart).

source
Com informações da Prefeitura de Ubatuba

Anúncios

Deixe uma resposta