7 de julho de 2024 – 09:36
#A Crianca e o Tempo #exposição #Grande Pirambu #oficina


Ascom Sobrado Dr. José Lourenço – Texto e Fotos



IMG 1205 scaled

A atividade é gratuita e acontecerá no Instituto Atitude Atletas

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza ação formativa A Criança e o Tempo, de 8 a 11 de julho, das 9h às 11h, no Instituto Atitude Atletas – Vila do Mar – localizado na Rua São João Bosco, 474, no Pirambu.

A ação formativa é uma pré-produção da exposição “A Criança e o Tempo”, que será ministrada pelo artista plástico e curador da exposição, Gandhy Piorski. O artista realizará uma atividade lúdica e criativa com crianças do Pirambu, onde desenvolverá caminhos artísticos para a expressão da contemporaneidade das crianças e suas percepções sobre o tempo e suas mudanças.

A vivência conta com a participação de 20 crianças da comunidade do Pirambu e integra as ações da exposição que também tem como tema “A Criança e o Tempo”, que acontecerá no mês de setembro. As crianças vão expor os objetos que carregam os significados, sobre sua relação com o local e o tempo. O momento é a primeira etapa para a exposição, após a formação, começa a produção das obras e a montagem do espaço expositivo.

IMG 0917 scaled

Conheça o curador

Gandhy Piorski é artista plástico, curador e pesquisador na área da cultura, investigando o universo simbólico das produções das infâncias. Partindo de uma perspectiva de construção destas narrativas a partir do campo do imaginário, em diálogo com a filosofia e a antropologia, navega pelos diversos sentidos e percepções que sedimentam as produções culturais das infâncias. É através do imaginário das crianças que Gandhy observa e identifica o brincar como uma configuração própria do universo cultural, perspectiva essa que se desdobrou na publicação de livros intitulados “Brinquedos do chão”, “A natureza, o imaginário e o brincar” e “A criança e as águas”. Além de experiências no campo das visualidades a partir de projetos expositivos e pesquisas, a exemplo do estudo ligado ao Museu do Brinquedo, em Sintra. Gandhy pesquisou 25 comunidades no Ceará, para desenvolver projetos que trabalham o olhar das infâncias e suas experiências no mundo.

Conheça o Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço:

A Criança e o Tempo: Sobrado realiza oficina sobre infância no Pirambu que resultará em exposição
Data: 8 a 11 de julho (segunda-feira a quinta-feira)
Horário: 9h às 11h
Local: Instituto Atitude Atletas – Vila do Mar (Rua São João Bosco, 474, Pirambu – Fortaleza – CE)
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: [email protected] / (85) 99622-2023 (WhatsApp)
Atividade gratuita





source
Com informações do Governo do Estado do Ceará

Anúncios

Deixe uma resposta