| QUINTA-FEIRA, 4 DE JULHO |

Deputado federal Adilson Barroso (PL-SP), autor do Projeto de Lei 4475/23, que cria o Dia Nacional do Amendoim, promove audiência pública nessa quinta-feira, 4/7, às 10 horas, para consultar e discutir a instituição da data, de forma ampla e inclusiva, junto a diversos setores da sociedade. Após queda nos números, a partir da metade da década de 1990 a produção de amendoim voltou a crescer no Brasil.

Confira abaixo a matéria na íntegra (*)

O deputado federal Adilson Barroso (PL-SP), autor do Projeto de Lei 4475/23, solicitou à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realização de audiência pública para discutir a criação do Dia Nacional do Amendoim.

O parlamentar, autor da propositura, vai coordenar o debate nessa quinta-feira, dia 4 de julho, a partir das 10 horas, no plenário 6 da Câmara dos Deputados.

Barroso relembra a década de 1970, quando o Brasil produzia 1 milhão de toneladas de amendoim. “Desde então, os números caíram, principalmente porque produtores o trocaram pela soja. Seu cultivo, porém, voltou a ser expressivo a partir de 1995”, justifica o autor, deputado Adilson Barroso.

De acordo com a Lei 12.345/10, a criação de dias comemorativos deve ser precedida de debate público. O projeto que propõe a instituição da data deve comprovar a realização de consultas com amplos setores da população.

A audiência pública é um passo essencial para a criação do Dia Nacional do Amendoim, promovendo uma discussão ampla e inclusiva sobre a importância deste cultivo para o país.

(*) Jornalista Osvaldenir Stocker para Imprensa Oficial PL-SP, com informações de matéria publicada no portal da Câmara dos Deputados – Agência Câmara de Notícias – em 2 de julho de 2024.

source
Com informações dp Partido Liberal de SP

Anúncios

Deixe uma resposta