O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), com os Comitês Afluentes, realiza a elaboração do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (PIRH Paranaíba), em execução pelo consórcio Engecorps-Profill, contratado pela ABHA Gestão das Águas, por licitação pública.

Além do PIRH Paranaíba, será elaborada uma proposta de enquadramento e seu programa de efetivação, buscando a compatibilização com os enquadramentos já existentes.

Durante o processo de elaboração, serão realizados diversos eventos públicos para apresentação dos estudos e recebimento de contribuições.

A primeira rodada de Consultas Públicas de Diagnóstico tem o objetivo de colher as percepções dos presentes acerca de temas centrais do diagnóstico que está sendo desenvolvido e somente será apresentado, em sua primeira versão, após esses eventos.


Todas as etapas serão acompanhadas pelo CBH Paranaíba por meio de um Grupo de Trabalho (GT Plano e Enquadramento) e Grupos de Trabalho/Câmaras Técnicas dos CBH’s Afluentes.

“A participação dos membros do CBH Paranaíba e CBHs Afluentes é fundamental neste processo. A bacia do Rio Paranaíba vive um momento extremamente especial. Queria convidar, em especial, os comitês mineiros a participar das oficinas que irão discutir o diagnóstico da bacia. É a partir do diagnóstico bem feito, conhecendo a realidade, que poderemos planejar e definir o que nós queremos para as bacias”, ressaltou Marcelo da Fonseca, diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Após as consultas públicas, em cada um dos CBHs Afluentes, os estudos serão apresentados em reunião plenária, presencial, do CBH Paranaíba. As consultas acontecerão em ambiente virtual, por meio da plataforma Google Meet.

Confira abaixo o calendário das reuniões dos afluentes mineiros. A inscrição para participar das consultas está disponível neste link.

2/7/2024 (terça-feira), às 14h: CBH PN1 – Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba (MG)

3/7/2024 (quarta-feira), às 9h: CBH PN2 – Araguari (MG)

3/7/2024 (quarta-feira), às 9h: CBH PN3 – Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba (MG)

2/7/2024 (terça-feira), às 14h: CBH PN1 – Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba (MG)

3/7/2024 (quarta-feira), às 9h: CBH PN2 – Araguari (MG)

3/7/2024 (quarta-feira), às 14h: CBH PN3 – Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba (MG)

source
Com informações da Agência Minas

Anúncios

Deixe uma resposta