A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro Educacional Fonte da Vida, O.S responsável pela administração do CATS, proporciona um importante serviço de atendimento terapêutico para pessoas com deficiências múltiplas no município. O Centro de Atendimento Terapêutico e Social (CATS), tem o objetivo de promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida dos beneficiários através de atividades terapêuticas e educativas.

O CATS oferece uma abordagem multidisciplinar com atendimento desenvolvido com uma Equipe Especializada, como Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e Coordenadora Técnica; junto a esta Equipe, contamos também com Cuidadores e Oficineiros para o desenvolvimento do trabalho.

Além dos serviços terapêuticos, o centro promove oficinas de habilidades sociais e autonomia, estimulando o desenvolvimento pessoal e a integração social dos usuários. As famílias dos pacientes também recebem orientação e apoio, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e compreensivo em casa.

Isabel, irmã da Rosângela, aluna do CATS, se diz muito agradecida e feliz pelo atendimento prestado, e que sua irmã encontrou o lugar dela. “Ela gosta muito de ir e não falta. É um lugar que ela adora, pois interage com os colegas, é a vida dela. Eu fico contente porque tem gente cuidando dela e por ela estar se divertindo, ocupando a cabeça. A van pega aqui na porta de casa e traz de volta, não temos preocupação pois sabemos que eles estão sendo bem cuidados.”, comentou.

No CATS, o trabalho é realizado pelo Centro Educacional Fonte da Vida voltado às terapias em grupos através de oficinas de música, cultura regional, artes, jogos psicomotores, esporte adaptado, Informática, teatro & contação de histórias e culinária para a socialização; o atendimento é de 2ª à 6ª feiras, das 07:30 às 12:30. Além das Oficinas, a Prefeitura de Paraibuna oferece diariamente café da manhã, lanche e almoço para todos os atendidos, assim como transporte de ida ao CATS e de volta para as suas residências.

Para Rosana Davi, mãe da Débora, aluna do CATS, o Centro de Atendimento tem ajudado muito sua filha e só tem a agradecer a todos da instituição. “No CATS ela tem o tempo dela para distrair e eu tenho o meu tempo para resolver minhas coisas. Então eu agradeço muito, pois a Débora chega feliz em casa, contente com as oficinas, chega falando dos trabalhos que faz”.

O Governo Municipal de Paraibuna também oferece funcionários diariamente, como Merendeira, Nutricionista, Controlador de Acesso e Agentes Operacionais para manutenções e limpeza.

O Centro Educacional Fonte da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, tendo como Presidente, Sra. Adriana Monteiro Machado, e Diretor Administrativo, Sr. Antonio Carlos Machado; esta empresa desenvolve trabalhos junto às pessoas com deficiência há 23 anos; fechou uma parceria em 01 de dezembro de 2022 com a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna junto ao Departamento de Assistência Social deste município.

O diretor de Assistência Social do Município, Lorival Barreto, destacou a importância do CATS para a comunidade: “O CATS proporciona ao nosso município um atendimento de qualidade, assegurando aos nossos assistidos um serviço de excelência, além da inclusão social e da inserção em um ambiente que proporciona desenvolvido a todos os beneficiários. Sem falar da alegria que eles ficam em participar dos encontros, passeios e atividades oferecidas.”

O Cats está localizado na Rua Alberto Carneiro Pinto, s/nº, bairro do Comércio, e atende, hoje, cerca de 40 assistidos.

source
Com informações da Prefeitura de Paraibuna

Anúncios

Deixe uma resposta