Programa de Vigilância da Raiva deve ser informado caso mamífero voador seja encontrado em situação atípica






CCZE identifica morcego infectado com vírus da raiva em Itatiba


O Programa de Vigilância da Raiva do CCZE de Itatiba realizou orientação no Chamonix, onde foi encontrado um morcego insetívoro infectado com raiva (Crédito: Reprodução – Roberto L. M. Novaes/MorcegosdoBrasil).

A Prefeitura de Itatiba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) da Secretaria de Saúde, informa que foi detectado um morcego infectado com o vírus da raiva. Ele é da espécie Myotis albescens, um morcego insetívoro – que se alimenta de insetos. Este é o primeiro caso detectado em 2024 pelo Programa de Vigilância da Raiva do município. 

O caso foi registrado no Condomínio Ville de Chamonix I, e na última segunda-feira (1º/07) a equipe do CCZE realizou orientações à administradora do local e levou material informativo para ser divulgado aos moradores. Dois gatos tiveram contato direto com o morcego infectado. Eles receberam vacinas e estão sendo monitorados pelo órgão municipal. Nenhuma pessoa foi contaminada.

O Programa de Vigilância da Raiva deve ser informado quando um morcego for encontrado em situações atípicas, como caído no chão, dentro das residências, nos quintais e até voando durante o dia, já que o comum de seu hábito é à noite, pelo morcego ser animal com hábitos noturnos.

Mas, vale lembrar: os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los. Se necessário, é possível isolar o cômodo ou cobrir o animal com um balde/caixa até a retirada segura do animal pelos técnicos do CCZE. O telefone para informar a presença de morcegos é o (11) 4524-8826.

Vacinação contra raiva

A vacina contra raiva deve ser aplicada anualmente em animais a partir dos três meses de vida. “Todo cão e gato deve ser vacinado anualmente contra a raiva. A modalidade de campanha está suspensa em todo o Estado de São Paulo, sendo adotada a rotina de vacinação. Nela, a vacina é feita no CCZE durante todos os meses do ano, gratuitamente, mediante agendamento”, esclarece a médica veterinária do CCZE Itatiba, Isabela Buckov.

Para agendamento, basta entrar em contato pelo mesmo telefone citado acima. O atendimento no CCZE é realizado com hora marcada. O endereço é Av. José Boava – 1.350, no Bairro da Ponte.

 

 

 

 

 





source
Com informações da Prefeitura de Itatiba

Anúncios

Deixe uma resposta