4 de julho de 2024 – 14:39
#empreendedorismo #governo federal #Oportunidades #programa


João Pedro Guedes – Ascom Casa Civil – Texto
Tiago Stille – Casa Civil – Fotos



240704 PROGRAMA ACREDITA TS0655

Ação irá beneficiar pessoas inscritas no CadÚnico a iniciarem seu próprio negócio

O Ceará foi o estado escolhido para o lançamento operacional do programa Acredita no Primeiro Passo, ação do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que irá beneficiar pessoas inscritas no CadÚnico a iniciarem seu próprio negócio. O evento foi comandado pelo governador Elmano de Freitas, o ministro Wellington Dias, e o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, nesta quinta-feira (4), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

240704 PROGRAMA ACREDITA TS0820

Elmano de Freitas destacou a importância de ter um incentivo voltado para promover o empreendedorismo para o povo cearense. No Ceará, estão inscritas 5.798.821 de pessoas no Cadastro Único. “Está sendo lançado um programa muito importante e muito alinhado com que estamos fazendo também no Governo do Estado do Ceará. Nós sabemos que uma grande dificuldade para algumas pessoas abrirem seu negócio é não ter patrimônio para a garantia, mas o programa resolve isso com seu fundo garantidor. A nossa felicidade hoje é termos essa condição de estarmos de mãos dadas para levar mais oportunidades para o povo cearense”.

Para ajudar esse público a empreender, o programa pretende realizar, até 2026, cerca de 1,25 milhão de transações de microcrédito no País, com cada operação avaliada em torno de R$ 6 mil. Este esforço poderá injetar mais de R$7,5 bilhões na economia nacional até 2026.

240704 PROGRAMA ACREDITA TS0765

Ministro do MDS, Wellington Dias lembrou a relevância do Ceará para ações do governo federal em diversas áreas. “O Ceará tem tudo que a gente precisa, um povo empreendedor, um governo comprometido e é um estado muito presente em muitas ações do governo federal. Não tinha um lugar mais adequado para o lançamento do Acredita no Primeiro Passo”.

Durante a cerimônia, foram assinados 100 contratos com o Crediamigo, o programa de microcrédito produtivo e orientado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Os empreendedores receberão recursos para desenvolver suas atividades, gerando ocupação e renda em suas comunidades.

Além disso, o BNB e o Governo do Ceará também assinaram termo de adesão ao programa Acredita com objetivo de estimular negócios e oferecer capacitação.

Crédito em boa hora

240704 PROGRAMA ACREDITA TS0326

Uma das beneficiadas foi Brenda da Costa, que irá aproveitar seu novo crédito para expandir o negócio que toca no bairro Mucuripe, em Fortaleza. “Há pouco mais de um ano, abri um espetinho que fica bastante movimentado aos finais de semana. Com essa verba, conseguirei expandir meu número de mesas e cadeiras para comportar mais pessoas e assim faturar mais. Estou bastante feliz”, contou.

240704 PROGRAMA ACREDITA TS0659

Presidente do BNB, Paulo Câmara afirmou que a intenção do BNB é seguir apoiando cada vez mais ideias, programas e projetos em prol do empreendedorismo no Nordeste e no País. “O BNB já tem essa tradição de apoiar esses programas. Agora estamos fazendo essa aliança mais que estratégica com o governo federal para expandir mais esse olhar para as pessoas do CadÚnico. Assim, teremos a certeza que chegarão para elas condições mais favoráveis para que possam empreender. Vamos trabalhar muito para que o BNB seja também um facilitador para a realização desses sonhos”.





source
Com informações do Governo do Estado do Ceará

Anúncios

Deixe uma resposta