O pré-candidato a prefeito de São Sebastião sugere programas permanentes de castração para animais, inclusive de rua

 Entre os desafios enfrentados por São Sebastião, a proteção dos animais se destaca como uma das prioridades mais urgentes. O aumento significativo no número de animais abandonados na cidade, agravado pela catástrofe das chuvas em 2023, ressalta a necessidade premente de intervenção e cuidados para esses seres vulneráveis que perambulam pelas ruas e por aqueles que residem em abrigos.

O pré-candidato a prefeito de São Sebastião, Dr. Nil, destaca a proteção e o respeito aos animais como um dos pilares centrais de sua plataforma política. Além de fortalecer e expandir as estruturas existentes, o plano de Dr. Nil inclui a criação do primeiro Hospital Municipal de Atendimento Gratuito a Animais. O objetivo é garantir que cada ser vivo na cidade receba o cuidado necessário e merecido, com serviços de emergência para casos críticos e tratamentos preventivos e curativos abrangentes, incluindo exames, cirurgias e reabilitação pós-trauma.

No âmbito de controle populacional, Dr. Nil propõe a ampliação do programa de microchipagem e de castração permanente para cães, gatos e animais domiciliados, visando prevenir a superpopulação de animais de rua. Em parceria com ONGs e veterinários, a infraestrutura e a capacidade desses programas serão expandidas, visando um impacto mais significativo.

A descentralização do Centro de Controle de Zoonoses para a região Sul e a criação de centros de resgate e cuidado de animais abandonados também fazem parte das propostas de Dr. Nil. O Centros de Zoonoses desempenha um papel crucial na prevenção de infestações larvais, pois lidam diretamente com questões relacionadas à saúde pública e ao controle de doenças transmitidas por animais.

Quando se trata de infestações larvais, como as causadas por mosquitos vetores de doenças como a dengue, zika e chikungunya, por exemplo, o Centro de Zoonoses pode realizar vistorias periódicas em áreas suscetíveis à proliferação de vetores, identificando e eliminando possíveis focos.

Vale destacar que campanhas de adoção e conscientização serão promovidas para incentivar a comunidade a participar ativamente na proteção dos animais.

Enfatizando a importância da prevenção de doenças transmitidas por animais para a saúde pública, Dr. Nil reforça a necessidade de programas de vacinação, como a imunização contra a raiva, para todos os animais domésticos da cidade.

 “O cuidado com os animais não é apenas uma questão de compaixão, mas uma responsabilidade pública”, destaca Dr. Nil, reforçando seu compromisso com uma gestão que valoriza a vida sob todas as formas, promovendo um ambiente mais saudável e harmonioso para todos os habitantes da cidade.

Anúncios

Deixe uma resposta