Lançado hoje o último vídeo da série do Programa Socioambiental Mov.Cicla realizado em Pindamonhangaba em 2023

O Programa Mov.Cicla foi criado em 2021, junto a Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, em resposta à Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010), ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos “PMGIRS” (2018) e aos perfis e condições do território, inicialmente mapeadas pelo Instituto Sabiá junto a diversos atores sociais locais.
O Programa desenvolve, desde 2022, capacitações para a formação de multiplicadores sobre temáticas relacionadas à Consumo Consciente, Gestão de Resíduos e Design e Implementação de Projetos Socioambientais e de Mobilização Comunitária; integrando diversas estratégias para o compartilhamento de saberes e estimulando a realização de propostas práticas no cotidiano dos participantes.
A partir de uma metodologia de ensino aprendizagem inovadora, que instiga o fazer em diálogo com contextos e realidades, educadores de instituições de ensino públicas e privadas, representantes de ONGs, agentes comunitários de saúde, representantes de setores públicos e cidadãos constroem aprendizados em conjunto, elaboram coletivamente planos de intervenção capazes de colaborar com a implementação do PMGIRS e de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecem parcerias promovendo o trabalho em rede e implementam ações socioambientais capazes de gerar impactos a curto, médio e longo prazo.
Em 2 anos de capacitações, foram desenvolvidas cerca de 188 ações socioambientais pelos grupos participantes, visando a participação popular ativa em boas práticas de gerenciamento de resíduos domésticos e a construção de uma consciência coletiva ecologicamente responsável dentro dos 77 bairros atendidos, beneficiando mais de 100.000 munícipes.
Em 2023, participaram do projeto Formação Mov.Cicla as EMEFs Isabel do Carmo Nogueira e André Franco Montoro, a CMEI Josefina Cembranelli, duas professoras especialistas em conteúdo do Núcleo Pedagógico – Diretoria Regional de ensino, o Instituto IA3, o Senac Pinda e representantes do PSF Castolira, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da sociedade civil. Dentro deste projeto também foi realizado o Circuito de Oficinas “Saúde e Meio Ambiente”, que ofereceu capacitação a todos os agentes comunitários de saúde, do programa Estratégia de Saúde da Família do município.
Todos esses participantes foram conduzidos a refinar seus olhares para os territórios em que atuam, para reconhecer necessidades de intervenção e estratégias para a ampliação da consciência dos demais sobre as próprias estratégias de gestão de resíduos, promovendo iniciativas que fomentam práticas regenerativas e sustentáveis por diferentes cantos do município.
O oitavo e último vídeo da série do Programa Mov.Cicla 2023 foi lançado hoje nos canais de comunicação do programa e da prefeitura e apresenta uma síntese deste percurso.
Para conhecer mais do programa acesse:
https://movcicla.eco.br/ | Instagram @movcicla
https://sabia.org.br/ | Instagram @instituto_sabia | Facebook @institutosabia








source
Com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba

Anúncios

Deixe uma resposta