Secretaria de Cultura conseguiu garantir o repasse federal de R$ 2,3 milhões para o setor cultural do município

Pelo menos 100 projetos devem ser contemplados em Itaquaquecetuba pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), programa do Ministério da Cultura (Minc) que tem por objetivo reforçar o financiamento de ações artísticas e culturais. No município, a Secretaria de Cultura conseguiu garantir o repasse federal de R$ 2,3 milhões.

Para organizar o cronograma entre editais, estudos do projeto, lançamento do edital e inscrições de projetos, a Secretaria de Cultura já promoveu cinco fóruns setoriais entre abril e maio. Os encontros tiveram por objetivo capacitar e alinhar os artistas do município com as regras da lei. A próxima etapa inclui a execução de laboratórios de cultura e oficinas de projetos, além do lançamento dos editais.

“A Pnab vem para ampliar um trabalho que ocorre com muito vigor em Itaquá. Os artistas estão juntos ao nosso trabalho e, assim, entendendo melhor todos os trâmites para a inscrição no projeto”, explicou a secretária de Cultura, Vanessa Almeida.

Para os editais, podem se inscrever projetos publicados por trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, inclusive no patrimônio cultural material e imaterial.

“Estamos fazendo nossa parte, capacitando os artistas e tornando possível que eles sejam contemplados. A Cultura está trabalhando firme para viabilizar novos projetos que alcancem os munícipes”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Eduardo Borges

Anúncios

Deixe uma resposta