Um show que convida o público para um mergulho nas raízes afro-ameríndias, através da inusitada faceta de um mestre de congada tocando rock, misturando o tradicional com o pop e colocando a viola caipira no lugar da guitarra.

Sesc Taubaté recebe o grupo Mestre Quintino e The Caipiras com sua música planetária

No dia 26 de julho de 2024 (sexta-feira), às 20h, com entrada gratuita, a banda Mestre Quintino e The Caipiras ( @mestrequintino) apresenta o show “Rock do Brejo” no Sesc Taubaté, que fica na Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, em Taubaté (SP).

“Rock do Brejo” é uma exaltação poética à natureza, ao amor, a todos seres humanos sem distinção e uma grande forma de agradecimento à vida e à Mãe Terra. Um alerta sobre a responsabilidade pelo futuro, apontando a busca por dias melhores para a Humanidade, com firmeza e sem violência.

Com sua música planetária, Mestre Quintino e The Caipiras apresentam um show amplo, inovador e atemporal, que convida o público para um mergulho nas raízes afro-ameríndias, captando as expressões culturais presentes na ancestralidade, mas também na contemporaneidade, unindo pitadas do rock com elementos de ritmos afro-brasileiros como o congo e congado.

O projeto traz a inusitada faceta de um mestre de congada tocando rock, apresentando uma sonoridade que mistura o tradicional com o pop, substituindo a guitarra pela viola caipira, além transitar por elementos de ritmos afro-brasileiros.

Com seu modo peculiar de cantar, com entonações dos nativos Piraquaras, Mestre Quintino, que é nascido em Tremembé (SP), cidade do Vale do Paraíba situada às margens do Rio Paraíba do Sul, traz para o palco toda a sua ancestralidade.

Entoando músicas sobre as raízes musicais afro-ameríndias brasileiras do Estado de São Paulo, em especial às das regiões situadas às margens do Rio Paraíba do Sul, onde viviam nativos desde antes do descobrimento, o show é inspirado na região de nascimento do artista, mas conta também com referências contemporâneas.

“O que temos é uma cultura pop no mesmo caldo que a cultura tradicional afro-brasileira. Como dois elementos que se misturam, se fundem e fazem nascer o que se pode chamar de Cultura Popular Paulista”, explica Quintino.

O projeto conta com a participação especial do músico e compositor Moreno Overá  ( @morenoovera.violeiro ) que mora em São Luiz do Paraitinga. Intérprete e compositor versátil que atua no circuito musical desde 1985, sendo que, desde 1999, dedica-se à viola caipira e à difusão do folclore brasileiro de uma maneira contemporânea e descontraída.

Por ser um exímio instrumentista, Moreno é o responsável por substituir a guitarra pela viola caipira de 10 cordas, o que é feito através de uma técnica nada convencional. Se utilizando das formas do universo caipira como base para uma leitura contemporânea da nossa história, o músico dá o tom da universalização de um instrumento de cordas brasileiro nato e extremamente presente na cultura paulista.

Outra participação no show é a da Skaya, banda de ska e reggae do Vale do Paraíba, composta por Bianca Landim (sax), Rafael Jarcem (trompete), Gabriel Simpson (guitarra e voz), Michel Cruz (baixo) e Danilo Bonato (bateria e voz). Conhecida por transformar canções populares por meio do reggae, dub, rocksteady e ska, a banda vem se consolidando em seu trabalho autoral ao aprofundar o estudo da música jamaicana trazendo influências do jazz, rock, música negra, MPB e cultura popular.

O projeto “Rock do Brejo” contou com a Direção Musical de Mestre Lumumba (em memória), um grande representante da Cultura Afro-Brasileira de quem Mestre Quintino era discípulo e com quem trabalhou por 27 anos.

Sobre Mestre Quintino

Mestre Quintino, que é artista popular nascido em família de músicos e congadeiros, capitão da Congada de São Benedito do Erê (Tremembé-SP), alabê do Ylê Asé Omo Ayiê, fundador da Orquestra do Erê, criador da Primeira Escola de Congo de São Benedito do Erê, ON’Ilu – construtor de tambores, se envolveu desde cedo com a música sob influência de seu avô, o Maestro Quintino, que comandou a Corporação Musical Tremembeense, uma formação musical de base familiar, atualmente mantida por Quintino Bento. A famosa Banda do Quintino, fundada em 1917, segue na ativa até hoje.

Com o novo projeto “Rock do Brejo”, Mestre Quintino apresenta uma sonoridade que só seria possível no Brasil.

Informações: www.instagram.com/mestrequintino e www.facebook.com/profile.php?id=61550601241704

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=9zAe1Eo9gMI

Ficha Técnica – Elenco: Mestre Quintino (violão e voz) – Participação especial: Moreno Overá (viola caipira e voz) – Banda Skaya: Gabriel Simpson (guitarra e voz), Michel Cruz (baixo elétrico e voz), Rafael Marquez (Trompete), Bianca Landim (sax alto) e Danilo Bonato (bateria). Composições: Mestre Quintino. Direção Musical: Mestre Lumumba. Direção Geral: Mestre Quintino. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Produção Executiva: Fátima Ortiz.

SERVIÇO: Show “Rock do Brejo”

Com Mestre Quintino e The Caipiras

Sinopse: Show com canções de raízes afro ameríndias, linguagem inovadora e tradicional que mistura elementos do rock com congados paulistas, com o pop e com ritmos tradicionais brasileiros. Trabalho autoral, na pegada do rock rural e do brejo, com Mestre Quintino e participação especial de Moreno Overá e Banda Skaya. Duração: 90 minutos

Quando: 26 de julho de 2024 (sexta-feira) – Horário: 20h

Onde: Sesc Taubaté – Endereço: Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Taubaté (SP)

Grátis

Recomendação etária: 16 anos – menores de 16 anos somente acompanhado de pais ou responsáveis

Anúncios

Deixe uma resposta