Parque Luis Latorre (Parque da Juventude)


Construído na Várzea da antiga Fazenda Santa Rosa, o Parque possui 355 mil m² e surpreende por sua beleza, despontando como umas das atrações preferidas dos itatibenses para o lazer diário e nos finais de semana. Seu projeto seguiu como premissa a necessidade de se promover a educação ambiental, o lazer e o esporte. O Parque Luís Latorre conta com áreas para piquenique, circuitos para caminhadas e corrida, trilha ecológica, parque infantil e duas quadras poliesportivas, tudo isso em contato com a natureza. Os visitantes podem aproveitar tudo apreciando uma bela vista do lago. Há ainda um pavilhão para exposições com 1000 m² e um palco coberto, em formato de concha, que abriga as principais festas do município como o Carnaval, Festa do Caqui, São Pedro, San Gennaro e Aniversário da Cidade, onde a presença do público é marcante. 

Localização: Avenida Prefeito Erasmo Chrispim, 100, Bairro do Engenho.

Contato do atrativo: (11) 4594-9243


Parque Ferraz Costa

Ocupando uma área de 256 mil m² é uma das principais áreas verdes do município e possui, inclusive, bolsões de mata nativa. Foi restaurado há alguns anos, época em que houve um reaproveitamento das construções antigas que foram recuperadas: no casarão hoje está instalada a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e no prédio onde funcionava uma antiga escola municipal, atualmente está instalada a Estação Ciências, o Ginásio Municipal de Esportes ‘José Boava’, um bosque com trilha para caminhada ecológica, três quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, duas quadras de vôlei de areia e futvôlei, pista de atletismo, canchas de bocha e malha cobertas e viveiro municipal de mudas. Atualmente abriga também a sede da Guarda Municipal.

Localização: Rua Antonio Ferraz Costa, s/nº, Parque Ferraz Costa.

Contato do atrativo: (11) 4538-0917

 

Palacete Ferraz Costa

Magnífico edifício construído por volta de 1880 para ser a residência do empresário Antonio Ferraz Costa. Natural de Portugal, foi grande comerciante e benemérito de Itatiba. É hoje um ponto marcante no interior do Parque Ferraz Costa. Totalmente restaurado, nele funciona atualmente a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Destaca-se em seu entorno um antigo bosque de árvores nativas. Tanto o palacete como o bosque são protegidos por lei municipal de preservação.

 

Estação Ciências – Profª Neide Teresinha Canal Pereira

A Estação Ciências é considerada um espaço de educação não-formal e seu principal objetivo é priorizar a ação educativa contribuindo para a aprendizagem e a divulgação dos conhecimentos científicos. Foi inaugurada em dezembro de 2000 e iniciou suas atividades de atendimento ao público no primeiro trimestre de 2001. Na Estação Ciências você pode aprender Ciências de um jeito fácil e interessante. Com uma série de aparelhos e monitoria especializada nesse fascinante espaço as crianças aprendem Ciências brincando.

Contato do atrativo: (11) 4523-6737

 

Planetário Municipal- Prof. Benedito Rela

Os curiosos e amantes das explorações interplanetárias tem bons motivos para visitar o Planetário Municipal ‘Prof. Benedito Rela’. O espaço tem capacidade para 47 pessoas e exibe sessões com recursos gráficos que tornam a viagem visual pelo espaço muito mais atraente. O equipamento digital permite a projeção hemisférica dos vídeos e animações em toda a cúpula. O Planetário é uma instituição de caráter educacional, científico e cultural destinada ao ensino, pesquisa e divulgação científica na área de Astronomia e também serve como um espaço de lazer e cultura.

Contato do atrativo: (11) 4523-6737


Parque Linear Antonio Fattori

Espaço com opções de recreação e lazer que estimulam a prática de atividades físicas, dois minibosques, pista de caminhada, parque infantil e contato intenso com a natureza e área de alimentação. Contém a maior represa artificial e mecanizada da cidade, com deck para contemplação, que realizará a contenção da água das chuvas e adequará a liberação para cursos d’água, sendo parte principal de um projeto que interligará cerca de 50 pequenas represas e oferecerá como resultado para a cidade o aproveitamento dos recursos hídricos, podendo abastecer a cidade inteira por quase uma semana em casos de crises hídricas. O local é mais um espaço destinado ao lazer, prática de atividades físicas e promove mais qualidade de vida à população.

Localização: Avenida Carmelo Scarparo, s/nº


Parque Luiz Paulo Camatta

O Parque Luiz Paulo Camatta, popularmente conhecido como Lago do Camatta, passou por um longo processo de renovação, paisagismo e adequação para uso da população. Também conta com pista de caminhada, academia ao ar livre e playground para as crianças. Um belíssimo cenário que proporciona momentos de alegria e paz a todos os visitantes.

Localização: Rua Benedicto José Constantino – Bairro Porto Seguro. 


Zooparque Itatiba

Fundado há mais de 20 anos, o Zooparque Itatiba é considerado um dos maiores zoológicos do Brasil. Está inserido em um fragmento de Mata Atlântica, onde os animais vivem em amplos ambientes naturais que valorizam o seu bem estar e a qualidade de vida.

A principal filosofia do Zooparque Itatiba é realizar ações que promovam, através da educação ambiental, a conscientização dos visitantes sobre a importância na preservação do meio ambiente. O Zooparque dispõe de trilhas temáticas, Minizoo, Jardim sensorial sustentável, além de momentos nos quais os visitantes podem acompanhar a alimentação de alguns animais que lá habitam. No ano de 2020, o Zooparque inaugurou uma grande atração: o Museu de Arte Natural “Viagem pela evolução e Biodiversidade do Mundo”, que conta com uma estrutura de 2.400 m² e é o primeiro do país nessa categoria, sendo sua idealização foi possível graças a apoiadores de diversas instituições. Este novo centro de aprendizagem tem como missão promover o conhecimento do ambiente natural e do nosso papel como parte integrante dele. São temas abordados no passeio: origem da vida no planeta, animais pré-históricos, dinossauros brasileiros, mudanças climáticas, extremos climáticos do mundo, evolução humana, adaptação dos animais ao ambiente, Era do Gelo.

O Zooparque dispõe de restaurante, lanchonetes, loja de artesanato, serviço de foto recordação, playground e minifazendinha.

Localização: Rodovia D. Pedro I, Km 95.5 – Bairro Paraíso das Aves

Contato do atrativo: (11) 4487-8205 / 4487-8883





source
Com informações da Prefeitura de Itatiba

Anúncios

Deixe uma resposta