Escutar áudio do texto

Bicicross

Quatro pilotos de Jacareí estão no topo do ranking do Campeonato Paulista de Bicicross. Everson Dias (30/39 anos) e Edmilson Gomes (Man 40/49 anos) são líderes em suas categorias. Enquanto que Marcelo Gerin (Cruiser 45/49 anos) e Naiara de Almeida (Elite Woman) ocupam a vice-liderança.

Na avaliação do técnico da equipe Secretaria de Esportes e Recreação/Jacareí Bicicross Clube, há grande chance desse quarteto conquistar títulos para Jacareí no Paulista de 2024. “Todos têm qualidade técnica e disciplina, aliadas à dedicação aos treinos e paixão pelo bicicross”, comenta Pedrão.

Líderes

Para garantir bom desempenho nas pistas, os pilotos têm outro desafio, além de uma jornada intensa com treinos envolvendo corridas e exercícios físicos. Todos precisam conciliar a vida de atleta com outra atividade profissional.

O piloto Everson Dias, 39 anos, lider no Paulista, também é administrador. “Honestamente não tenho uma disponibilidade tão grande quanto eu gostaria devido à minha rotina e acabo compensando um pouco mais na academia. Mas, sempre procuro passar algum tempo com a bike, para entender o que é necessário fazer na pista”, relata.

Dias iniciou no bicicross em 2002, e sua primeira corrida foi em 2005, no Campeonato Regional, em Jacareí. Em 2006, conquistou o vice-campeonato na categoria Novatos, marcando sua estreia no Estadual.

Outro líder da equipe jacareiense no Paulista é Edmilson Gomes da Silva, de 44 anos. Ele conta que conciliar a carreira de policial militar com a de piloto de bicicross “é muito difícil”. A saída é aproveitar os momentos de folga para se preparar para os desafios nas pistas. “Sempre que dá uma folga, faço os treinos na academia, na rua e na pista”. Ele iniciou no bicicross em 1995, por influência de um amigo, em Igaratá (SP).

Vice-liderança

O veterano Marcelo Gerin Giacometi, de 46 anos, segundo lugar no ranking do Paulista, conta que sua rotina de treinos começa muito cedo, antes de iniciar sua jornada como engenheiro mecânico em uma empresa privada. Normalmente, ele costuma treinar pelas manhãs, acordando às 5 horas. “A disciplina, que se transformou em hábito, de acordar cedo eu aprendi com o professor Pedrão ainda na década de 90, quando eu iniciei na equipe de Jacareí”, comenta Giacometi.

Aos finais de semana, sempre que pode, ele aproveita para realizar treino técnico em pistas da região e cidades que sediam as etapas do Campeonato Paulista. “Quando necessário, se temos alguma viagem para competição que requer um dia ou outro da semana (ida na sexta-feira ou o retorno na segunda-feira), eu costumo negociar com o meu gestor e compensar o dia num outro final de semana sem competição”, revela.

Outro destaque de Jacareí no Paulista é a atleta de BMX/Race, Nairara de Almeida Silva, de 31 anos, vice-líder na categoria Elite Woman. Ela conta que começou a praticar bicicross em 2006, para se divertir, mas acabou fazendo parte da equipe competitiva, tornando-se campeã Paulista no ano seguinte.

Assim como os colegas de equipe, Naiara revela seu esforço para encontrar tempo para os treinos. “Como dou aula de crossfit, consigo fazer os treinos de força, pliometria, ginástica e aeróbica na academia. Já os treinos de pista e sprint ficam um pouco a desejar, treino como posso, tento conciliar com o trabalho, casa, filhos, escola das crianças, faculdade, treino etc”, diz a atleta. 

Legenda: Piloto Edmilson Gomes lidera prova

source
Com informações da Prefeitura de Jacarei

Anúncios

Deixe uma resposta