Pinda faz captura noturna de escorpiões e envia ao Butantã para produção de soro

Uma das equipes do Programa de Controle de Escorpiões em Pindamonhangaba esteve no Portal dos Eucaliptos, em Moreira César, na última semana, para ações de captura noturna. Na ocasião foram capturados 43 animais e encaminhados ao Instituto Butantã para produção de soro antiescorpiônico.
O coordenador do programa de Controle de Vetores de Pindamonhangaba, Ricardo Costa Manso, explicou que “o objetivo das buscas ativas noturnas é diminuir a população desses aracnídeos e criar alerta para a população se defender por meio de saneamento ambiental (dedetização) e correções simples e práticas em sua moradias, como vedação de ralos e caixas de gordura, retirada de entulhos, barreiras mecânicas e principalmente limpeza”.
Ele ressaltou que o município não faz controle químico de escorpiões, mas orientou proprietários de imóveis com aparecimento de escorpiões a realizar a dedetização, caso o cumprimento do protocolo para evitar o aparecimento dos animais não solucione o problema. “Muitas vezes a simples limpeza do quintal, com eliminação de itens insenvíveis, remoção de tijolos, telhas, madeiras e entulhos de forma geral que ficam alojados, bem como a vedação de ralos e frestas em parede resolve a questão do escorpião. Nestes casos não é necessária a dedetização, mas se o proprietário puder fazer, será melhor”.
Ricardo Costa Manso destacou que “as buscas ativas são feitas em locais com grandes infestações verificadas nos trabalhos de rotina e feita por equipe que trabalha em horário diferenciado. Não se trata de uma ação constante, pois é desenvolvida em situações específicas e segue as recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo”.
Ele ainda informou que a equipe faz atendimentos aos acidentados, orienta a população do local e entorno, faz busca ativa de escorpiões adultos e verifica condições ambientais que proporcionam as infestações, além de informar às pessoas as ações de correção em seu imóvel e também aos setores públicos que podem eventualmente ter relação.
Reclamações sobre aparecimento de escorpiões devem ser feitas via 1 DOC ou E-ouve e Ouvidoria.








source
Com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba

Anúncios

Deixe uma resposta