Pindamonhangaba participa do Congresso Mundial do ICLEI

De 19 a 21 de junho, ocorreu no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, o Congresso Mundial do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O ICLEI é uma organização internacional que agrega mais de 2500 municípios, estados e outros governos locais dos quatro cantos do globo e cujo foco é a promoção do Desenvolvimento Sustentável.
A equipe da secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pindamonhangaba participou de diversos fóruns de discussão nos mais variados temas, tais como: Gestão de resíduos, Compras públicas Sustentáveis, Financiamento para projetos verdes, Soluções baseadas na natureza, gestão de riscos climáticos e muitos outros.
A equipe da Secretaria participou ainda de visitas técnicas a projetos de destaque internacional como o Aquapolo – maior estação de reúso de água da américa latina, a Central de triagem mecanizada com capacidade de processar 250 toneladas de resíduos por dia e também o Centro de Agricultura Urbana e Centro de Educação e Recuperação Nutricional locais de referência internacional nos sistemas alimentares sustentáveis e combate à desnutrição e obesidade infantil.
Por meio de plenárias de alto nível lideradas por personalidades internacionais, visitas locais a destinos especiais em São Paulo, sessões interativas profundas, oportunidades de networking memoráveis e um Simpósio de Pesquisa e Inovação liderado por especialistas, o Congresso Mundial ICLEI 2024 é um evento voltado para a ação que garantirá um espaço para os representantes do governo local e regional experimentarem o poder de se reconectarem em torno dos objetivos de sustentabilidade.
Durante o evento foi possível conhecer como os governos locais estão lidando, e se adaptando ao desafio que as Mudanças Climáticas impõem aos sistemas de saúde pública, aos abastecimento e sistemas alimentares, na infraestrutura, na economia entre outros.
O Congresso é uma oportunidade para ligar os governos locais e regionais aos seus pares e para construir laços estratégicos com representantes nacionais e influenciadores dentro e fora das esferas governamental e de sustentabilidade.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, Maria Eduarda San Martin, “participar de um evento e internacional de alto nível é uma grande oportunidade para a equipe e para nossa cidade. A troca de experiências é fundamental, pois é conhecendo outros caminhos que levaram a transformação de cidades que poderemos implantar ações em Pindamonhangaba que modifiquem a vida das pessoas com responsabilidade e sustentabilidade. Estamos vivendo um cenário de emergência climática e os governos subnacionais têm protagonismo neste enfrentamento”.








source
Com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba

Anúncios

Deixe uma resposta