Escutar áudio do texto

Lev Meia Lua 2

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (SMAZU), entregou na última semana o novo LEV – Local de Entrega Voluntária – do bairro Parque Meia-Lua, construído com 100% de matérias primas recicladas no Ecoparque de Jacareí (localizado no Cidade Salvador) que recebe restos de construções da cidade e de obras privadas.

Existem 10 LEVs disponíveis e espalhados por diversas regiões do município, incluindo uma unidade no bairro Parque Meia-Lua, que estava muito pequena e não comportava mais a alta demanda da região. Dessa forma, a fim de atender a população, a SMAZU escolheu um local público no bairro, que vinha sendo usado irregularmente para descartes, e construiu o novo LEV, criando um espaço mais adequado e amplo, resolvendo a questão de forma definitiva e eficiente.

“O projeto de construção foi feito pensando em um novo modelo de LEV, para que o munícipe entre com seu automóvel de forma mais segura e separado das manobras dos caminhões e que os mesmos saiam com mais facilidade, contendo também mais espaço para colocação de caçambas de entulhos” diz Antônio Machado, Diretor de Limpeza Pública de Jacareí.

Para definição do local, foi consultado os órgãos da gestão pública, que aprovaram a obra. O novo LEV fica localizado na Av. dos Imigrantes, n°1430, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábados, entre 7h e 18h; e domingos das 8h às 15h.

Construção do LEV

Lev 7

Para a produção do material usado na construção do novo espaço, foram reaproveitados os entulhos e os resíduos descartados pela população em outros LEVs da cidade. Destaca-se a importância de o munícipe fazer o devido descarte de materiais de obras ou reformas. Desta forma, é possível reaproveitá-los e transformá-los em novos materiais de construção.

Antônio Machado comenta que “a matéria-prima utilizada na construção deste LEV foi 100% gerada pelo próprio munícipe, assim o único gasto que a Prefeitura teve foi a compra do cimento”, reforçando ainda mais a importância da utilização dos LEVs e a eficiência do Ecoparque de Jacareí.

Assim como diversas áreas verdes e calçamentos do município que utilizam material de construção reciclado, o LEV do bairro Parque Meia-Lua agora é a maior construção feita de matéria-prima reciclável na cidade.

Lev Meia Lua 1

Ecoparque e LEVs

O espaço do Ecoparque abrange o Aterro Sanitário, a Usina de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil (URECC), a Usina de Biodigestão e ainda o LEV. Diariamente, a coleta da cidade é levada para usina, e mais de 90% do material é tratado e separado, por processo mecânico ou manual.

Os LEVs de Jacareí foram de extrema importância neste primeiro semestre do ano, devido a epidemia de dengue. O descarte correto dos resíduos e materiais de construção, ajudam a evitar a proliferação do mosquito causador da doença, evitando assim a infestação do inseto.

Confira a seguir a relação dos LEVs, que funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h; sábados, entre 7h e 18h; domingos das 8h às 15h.

Jardim Flórida – Av. Pensilvânia, 793 (próximo à rotatória)

Jardim Santa Maria – Av. Malek Assad, 725

Parque Meia-Lua – Av. dos Imigrantes, 1430

Jardim do Vale – Av. Lafayete Benedito Briant, 263

Altos de Santana II – Av. Gilda Parente Greco, 95

Jardim Paraíso – Rua Guilherme Flessatti, 100

Agora, confira a relação dos LEVs que funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h; sábados, entre 7h e 18h;

Jardim Elza Maria – Rua Antônio Ferreira Rizzini, 750 (próximo ao SESI)

Parque Imperial – Av. Nurimar Fazzolari de Freitas, 105

Cidade Salvador – Rua Bom Jesus, 500

Por fim, confira a unidade que fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 18h; e aos sábados, das 7h às 15h.

Vila Garcia – Est. da Servidão, 100 (atrás do Centro Comunitário)

Legenda: LEV feito 100% de material de construção reciclável é inaugurado em Jacareí

source
Com informações da Prefeitura de Jacarei

Anúncios

Deixe uma resposta