A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, nesta quarta-feira (03/07), a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantil – Capsi. O evento contou com a presença do prefeito Caio Cunha, do secretário Municipal de Saúde, William Harada, da secretária adjunta Rosângela Cunha, e demais autoridades.

O novo equipamento irá ofertar atendimento psicossocial para crianças e adolescentes com sofrimento psíquico grave ou persistente, tais como clínica psiquiátrica, psicologia, terapia ocupacional, processos diagnósticos, oficinas terapêuticas, orientações familiares e medicação supervisionada.

“Desde que cheguei, os profissionais da Saúde me alertaram para a necessidade de separar os atendimentos de saúde mental de adultos das crianças para garantir todo o suporte necessário que público infantil precisa, sobretudo na primeira infância e na realização de terapias importantes para o desenvolvimento”, explicou o prefeito.

O atendimento ao público será iniciado nesta quinta-feira (04/07), das 8 às 17 horas, e os serviços serão prestados por equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, dentista, além da equipe de apoio administrativo e operacional.

Além do espaço exclusivo para o atendimento de crianças, as principais novidades são novos serviços como odontologia especializada em saúde mental infantil, áreas para estimulação, terapia ocupacional, oficinas e refeitório. “A nova estrutura permitirá uma série de avanços como, por exemplo, atividades rotineiras de cozinha, como lavagem de frutas e verduras, visando a independência das crianças”, explicou a secretária adjunta.

A excelente estrutura física proporcionará atendimento acolhedor e humanizado, com salas para diferentes intervenções e estratégias, tais como sala sensorial, sala de estimulação, almoxarifado, serviço social, três consultórios, refeitório para vivências e práticas de rotina de cozinha, consultório odontológico, e farmácia. “Aqui será um espaço de vida. Não vamos estar apenas medicando, mas promovendo vivência”, comemorou a coordenadora da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial, Juliana Falchete.

Com a entrega da unidade, a população de Mogi das Cruzes poderá finalmente contar com um equipamento adequado, concebido de acordo com as diretrizes preconizadas pelo Ministério de Saúde, tornando possível o respectivo credenciamento e habilitação para recebimento de aporte de recursos da União.

Além disso, serão promovidas parcerias com a AACD, Escola Clínica do Autista, Ginásio Municipal de Paradesporto e o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes na realização de cursos e capacitações para geração de renda.

O novo CAPS Infantil também possui localização estratégica, na Avenida Pedro Romero s/nº, próximo da AACD e Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista, ao lado da UPA do Rodeio. Inicialmente, o atendimento ocorrerá em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta