Complexo é formado pela Unidade Avançada de Saúde Álvaro Domingo Malzoni e Unidade Básica de Saúde Rosa Malzoni – Dona Nenê






Prefeitura entrega no Jardim das Nações a 3ª unidade da Clínica da Família


O prédio da Clínica da Família do Jardim das Nações foi inaugurado na manhã de quarta (03); atendimento terá início no próximo mês e deve atingir até 20 mil pessoas da região (Crédito: Renato Jr./PMI).

A Prefeitura de Itatiba inaugurou nesta quarta-feira (03/07) a terceira unidade do inovador modelo da Clínica da Família. Está localizada na Avenida Vicente Catalani – 2025, em frente ao terminal de ônibus do Jardim das Nações, para atender toda a região.

Por meio da Secretaria de Saúde, via programa municipal Inova Saúde, a Clínica da Família do Nações é formada pelo complexo de dois prédios – a Unidade Básica de Saúde Rosa Malzoni – Dona Nenê e a Unidade Avançada de Saúde Álvaro Domingo Malzoni (veja mais sobre ambos abaixo).

“Este é um grande dia! Mais uma inauguração de uma obra fundamental e importante para saúde da população. Pensando em toda a região do Jardim das Nações, serão de 15 a 20 mil pessoas que vivem por aqui e poderão ser nesta Clínica da Família!”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, agradecendo ao Grupo Malzoni a contrapartida.

UASNacoes 1

Funcionamento

Esta Clínica da Família iniciará atendimento no próximo mês. O posto atenderá das 7h às 17h, e a Unidade Avançada de Saúde, das 16h às 22h, ambas de segunda a sexta, para atendimento dos casos de baixa complexidade (ao estilo da UPA). O complexo tem salas de emergência, de imunização, de observação, de agentes comunitários, reunião, procedimentos e exames, além dos consultórios médicos, farmácia e banheiros acessíveis – assim como os complexos do San Francisco e da Cecap.

“São três grandes unidades entregues no intervalo de 30 dias – todas com uma proposta inovadora que não existe em qualquer município. Vimos a necessidade de aumentar o atendimento de baixa complexidade e tivemos a ideia de colocar junto à UBS uma Unidade Avançada de Saúde, com raio-x, eletro, médicos atendendo junto aos profissionais que compõem este sistema, oferecendo uma facilidade de atendimento à população, além da farmácia aberta em todo funcionamento, das 7h às 22h. Para a população é um grande ganho não ter que ir à noite a alguma farmácia para comprar medicação, sendo que oferecemos este serviço, gratuitamente”, explicou o secretário de Saúde, Rena Dias Irabi, ressaltando que a primeira unidade inaugurada, do San Francisco, já realizou mais de 1.000 atendimentos somente no horário das 16h às 22h.

“São R$ 3,8 milhões de investimento em contrapartida de empreendimento que será lançado pelo Grupo Victor Malzoni, confiando na gestão”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Eduardo Aoun. 

UASNacoes  3

Homenagens

A Unidade Avançada de Saúde leva o nome de Álvaro Domingo Malzoni, paulistano de 13 de março de 1936 – filho primogênito de Victorio Malzoni e de Rosa Malzoni. Para ele, a felicidade era estar na propriedade em Itatiba, que frequentava desde criança. Faleceu em 2022.

Já a Unidade Básica de Saúde leva o nome da mãe de Álvaro: Rosa Malzoni, a Dona Nenê, que adotou Itatiba como residência nos últimos 30 anos de vida. Nascida em 1906 na cidade de Matão, onde os pais eram fazendeiros cafeicultores, após casar-se com Victor Malzoni, mudou-se para São Paulo, onde nasceram os três filhos: o já citado Álvaro, além de Paulo e Victor. No início da década de 1950, o casal comprou a Fazenda Santo Antônio, em Itatiba. Com os filhos já criados, ela passou a dedicar-se aos trabalhos sociais voltados aos filhos dos colonos da fazenda, disponibilizando às crianças educação e saúde.
Três unidades

Entre junho e julho, Itatiba ganhou três unidades de Clínica da Família em seus bairros mais populosos. A primeira, no Parque San Francisco, foi inaugurada dia 09/06 e funciona desde o dia 10. A mais recente é a Cecap, aberta ao público na segunda-feira, 1º/07. As três juntas somam um investimento de cerca de R$ 7 milhões.

A unidade da Cecap foi feita com verbas do Governo do Estado de São Paulo; a do San Francisco, tem parte do governo estadual e parte municipal; enquanto a terceira unidade, no Nações, foi viabilizada com recurso de contrapartida por empreendimento imobiliário. Todas elas possuem a mesma configuração arquitetônica, com 550 m² de área construída e basicamente a mesma divisão de espaços.

 





source
Com informações da Prefeitura de Itatiba

Anúncios

Deixe uma resposta