Programa que visa levar para perto da população todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Araraquara, o “Prefeitura nos Bairros” se encontra, até o dia 12 de julho, na região que envolve o Carmo, São José, Quitandinha e bairros adjacentes. Um dos serviços disponibilizados pelo programa é a orientação para o público em relação à fauna sinantrópica. Para buscar essa ação, o interessado deve comparecer ao plantão de atendimento social, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, no CER “Padre Bernardo Plate”, que fica na Av. Francisco Sampaio Peixoto, 581, Jardim Santa Lúcia.

O trabalho é desenvolvido pela Gerência de Zoonoses e Fauna Sinantrópica, que possui no local um estande com uma exposição de alguns animais sinantrópicos, onde os profissionais dão orientações primordiais sobre o tema. “As orientações se referem ao controle e medidas preventivas a serem adotadas para manter o ambiente em condições  saudáveis referente a situação escorpiônica e demais animais sinantrópicos que se adaptaram a viver junto ao homem”, explica a gerente de Zoonoses e Fauna Sinantrópica da Prefeitura de Araraquara, Gislaine Cristina das Neves.

Vale destacar que quem encontrar escorpião ou algum animal sinantrópico e necessitar de orientação e atendimento deve entrar em contato com a Equipe de Zoonoses e Fauna Sinantrópica pelo telefone (16) 3331-3820.

A fase 5 do “Prefeitura nos Bairros” atua na região composta pelos bairros do Carmo, São José, Quitandinha, Bairro dos Machados, Campus Ville, Jardim Ártico, Jardim Cecília, Jardim dos Ipês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Tamoio, Jardim Vitória, Maria Luiza, Parque São José, Vila Bela Vista, Vila Kátia, Vila Progresso, Jardim São Paulo, Loteamento Dona Elisa, Parque Apolo, Parque do Carmo, Residencial Amábile, Residencial Alexandre Bertoni, Residencial Guarapari, Residencial Santa Mônica, Solidariedade, Vila DER, Village Alego e Chácara Califórnia.

No atendimento social, todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além das orientações e serviços relacionados à fauna sinantrópica, estão disponíveis cadastro para castração de animais, serviços da área de habitação e de assistência social, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas e muito mais.

Ao mesmo tempo em que a população tem acesso ao atendimento social, equipes de zeladoria e manutenção atuam pelas ruas da região, com serviços como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular.

source
Com informações da Prefeitura de Araraquara

Anúncios

Deixe uma resposta