Programa Mov.Cicla lança o último vídeo sobre ações socioambientais de mobilização comunitária desenvolvidas pelos grupos de trabalho no território em Pinda

O quinto e último vídeo das ações desenvolvidas pelos grupos de trabalho (GTs), na Formação Mov.Cicla 2023, foi lançado hoje nas redes sociais do programa e da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba.
Ele mostra as atividades socioambientais desenvolvidas pelo GT EMEFs Isabel do Carmo Nogueira e André Franco Montoro, que deu sequência ao Projeto “Não queremos um meio ambiente, queremos um ambiente inteiro”, iniciado pelas educadoras destas instituições quando participaram da formação Mov.Cicla pela primeira vez, em 2022.
Este projeto nasceu dos resultados observados no diagnóstico realizado neste primeiro ano de formação e frutificou ao ser incorporado ao projeto político-pedagógico escolar. Na continuidade desta iniciativa, no ano seguinte, o projeto ampliou-se com o envolvimento de novas educadoras das instituições.
“Em 2022, a Elizângela e a Fátima fizeram um projeto sobre o Meio Ambiente, mas não tínhamos noção do que se tratava. Ao ser lançado como projeto da escola, esse ano tive o interesse de fazer o curso e conhecer melhor sobre o assunto. Eu me surpreendi muito, pois sempre fiz cursos de Meio Ambiente na Prefeitura, mas não nesse tipo de formato”, disse a professora Ana Maria Bueno.
A proposta das educadoras busca desenvolver atitudes cidadãs, a partir de pequenas ações cotidianas, e mobilizar atitudes reais de cuidado com o meio. Em 2022, elas se dedicaram em implementar estratégias em favor da logística reversa dentro da instituição de ensino. Em 2023, após reconhecerem a riqueza de uma iniciativa popular de revitalização e cuidado com um espaço público no bairro Crispim, se dedicaram a desenvolver algo semelhante no ambiente escolar. E os alunos estiveram por todo o processo diretamente envolvidos.
Para saber mais sobre o que aconteceu nesse projeto, assista ao vídeo nos canais disponíveis.
Esta formação foi realizada no escopo do Programa Mov.Cicla, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, com incentivo da Novelis, destinada ao fortalecimento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
Para conhecer mais do programa acesse:
https://movcicla.eco.br/ | Instagram @movcicla
https://sabia.org.br/ | Instagram @instituto_sabia | Facebook @institutosabia








source
Com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba

Anúncios

Deixe uma resposta