So Vicente recebe visita tcnica do Ministrio da Sade para processo de certificao da eliminao de transmisso do HIV


Ao longo de dois dias e meio, São Vicente recebeu a visita de quatro representantes do Ministério da Saúde para uma análise nos serviços oferecidos pela Cidade no setor. A visita faz parte do processo que pode conceder ao Município o certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV, ou seja, um reconhecimento pelos esforços realizados no quadro de saúde, sobretudo no controle da doença. 


 


O início da visita começou na quarta-feira (3), no auditório da Secretaria da Saúde (Sesau). Por lá, marcaram presença funcionários da saúde e a secretária Michelle Santos, que receberam a equipe técnica com um panorama sobre o atual cenário da saúde na Cidade, detalhando os serviços oferecidos, bem como os avanços e os desafios que o Município ainda enfrenta. Esse primeiro momento serviu como contextualização para, na sequência, as visitas em campo. 


 


“Estamos recebendo o pessoal do Ministério e apresentando a toda a nossa estrutura da saúde. Enviamos os relatórios e, agora, estão vindo a Cidade acompanhar de perto o que nós fazemos”, pontuou a secretária.


 


“A gente não vai trazer nenhuma plaquinha que vai mudar o SUS do dia para o outro, mas traz um grande reconhecimento para a Cidade”, explicou Romina do Socorro Marques, consultora técnica de vigilância das infecções sexualmente transmissíveis.


 


A certificação acontece desde 2017, através de critérios gerados pela equipe. Essa é a primeira vez que o Município solicita. A visita técnica abrange quatro eixos a serem analisados dentro do cenário da saúde da Cidade, criando, a partir disso, um checklist assinado pela equipe. Os quatro eixos analisados foram vigilância sanitária, programas e serviços, diagnóstico e direitos humanos.

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta