Abram alas que São Vicente vai passar! Em 2025 a Primeira do Brasil terá a sua história contada na Avenida do Samba Dráuzio da Cruz, pela Escola de Samba Sangue Jovem. 


O evento de pré-lançamento do samba em homenagem à Cidade aconteceu nesta quarta-feira (3) no Espaço Multicultural, na Praça 22 de Janeiro, no Centro. 


O tema do enredo “Gohayo à Cellula Mater, Raiz de uma Nação”, é uma criação do carnavalesco responsável pela agremiação, Michael Smith, em co- construção com a Comissão da Prefeitura de São Vicente representada por equipes da Secretaria de Cultura, Turismo, Planejamento e Governança, Comunicação, Assuntos Jurídicos, Eventos e Ação Comunitária e Gabinete do Prefeito. Na avenida, toda a história e trajetória da Primeira Cidade do Brasil será contada através das alas e alegorias. 


“É uma alegria muito grande esse momento de pré-lançamento, de trazer São Vicente aos holofotes. A gente vem fazendo um trabalho incansável, desde 2021, de trazer para o município a visibilidade necessária em relação à sua história, às suas potências, em relação a tudo o que a Cidade representa para a Região, para o País e até internacionalmente e essa é mais uma oportunidade que a gente tem, é uma satisfação enorme, junto com a Sangue Jovem, poder potencializar e valorizar ainda mais a nossa história”, afirma a Secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa Santos. 


Entre as secretarias à frente do projeto está a Secretaria de Cultura (Secult), que auxiliou, entre outras coisas, no levantamento cultural e histórico que serviu como base para a criação do espetáculo: 


“O foco é fazer com que o resultado na avenida transpareça o que estamos sentindo. Participar é importante, mas, a gente vai para ganhar!”, diz o Secretário de Cultura Carlos Mendonça Neto. 


Já o Secretário de Turismo, Paulo Roberto Bonavides acredita que essa é uma oportunidade de ressaltar o que São Vicente tem de melhor: 


“É uma honra e um prazer que São Vicente tenha sido escolhida pela Sangue Jovem. A primeira cidade do Brasil com tanta riqueza, com tanta história, com tantos pontos turísticos! São Vicente é Sangue Jovem, Sangue Jovem é São Vicente!”.  


A animação também contagiou o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, que, além de ser apaixonado pelo Santos Futebol Clube, desde o começo das tratativas mostrou interesse em que toda a empreitada desse certo: 


“Fico muito honrado da Sangue Jovem ter escolhido São Vicente, fico muito feliz, porque quando a gente decidiu firmar essa parceria, nós falamos que uma das coisas mais importantes que São Vicente tem, o principal patrimônio que São Vicente tem é a sua história e, sendo esse patrimônio a sua história, precisamos zelar por ela. A festa é importante, contar a história é importante, mas, o cuidado com a forma como contamos essa história é fundamental e a Escola entendeu isso, o Michael, que é o carnavalesco, também. Estamos somando forças no que temos de melhor!”.

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta