5 de julho de 2024 Novo formato, implantado em junho, leva equipes da Estratégia Saúde da Família das UBSs para atender a população com atividades de prevenção a doenças e promoção à saúde

Em diversos espaços da comunidade, igrejas, associações de bairro, empresas, o Programa Saúde no Território da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema leva ações de prevenção e promoção da saúde para atender e dialogar com mais pessoas. Desde junho, em novo formato, foram 42 ações das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitárias de saúde, com cerca de 1.100 munícipes atendidos.

Foram ofertadas avaliação de saúde bucal, aferição de pressão, consultas médica e de enfermagem, cuidado multidisciplinar, ações de saúde coletiva, auriculoterapia, pesagem Bolsa Família, entre outros tipos de atendimentos.

O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, destacou o trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família na busca por expandir, qualificar e consolidar os cuidados na Atenção Básica. “Levar as equipes para associações e entidades reforça o diálogo e a proximidade dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) com a população. O programa Saúde no Território fortalece a Estratégia Saúde da Família (ESF) na missão de fazer mais pela saúde das pessoas”, afirmou.

Nesta semana, o programa esteve em espaços como Capela Nossa Senhora Aparecida, no Canhema (UBS Jardim ABC); Rua Gema, no Campanário (UBS Maria Tereza); Associação Moradores de Bairro na Rua das Margaridas (UBS Inamar); Quadra da empresa Prensas Schuler, no Piraporinha (UBS São José); entre outros.

Primeiro ciclo
Entre abril e agosto de 2023, mais de mil pessoas participaram do primeiro ciclo do Saúde no Território, com 20 encontros nas áreas de abrangência de todas as UBSs do município. Neste ano, além do diálogo, os encontros passaram a levar ações de prevenção a doenças e promoção à saúde aos territórios. A iniciativa é organizada pelas equipes das UBSs, conselhos gestores, coordenação de Atenção Básica e gabinete da Secretaria da Saúde.

Por Luciana Yamashita
Foto: Matheus Fernandes e Divulgação PMD

source
Com informações da Prefeitura de Diadema

Anúncios

Deixe uma resposta