A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana diversas inaugurações importantes que buscam melhorar os atendimentos à população. Entrarão em funcionamento novas bases do SAMU, UBS Sertão da Quina/Maranduba, Raio-X no PA do Ipiranguinha e Sala Lilás para acolher mulheres vítimas de violência na Santa Casa.

Base do SAMU Oeste

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ganhou nesta terça-feira, dia 2, mais uma sala descentralizada com a inauguração de uma base na região Oeste, que ficará instalada nas dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Horto, na rodovia Oswaldo Cruz, 6702.

O atendimento do SAMU na região Oeste é importante para agilizar os chamados de urgência recebidos dos bairros próximos, principalmente durante a temporada de verão, quando o alto movimento de carros dificulta a locomoção das viaturas de atendimento pré-hospitalar móvel.

O SAMU é acionado para atendimento de vítimas após a ocorrência de um incidente que afete sua saúde, por meio do número 192. Este tipo de atendimento evita o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento e/ou transporte adequado.

Ao longo de todo o ano de 2023, o SAMU de Ubatuba realizou 5.932 atendimentos em todas as regiões da cidade.

SAMU Centro

A nova base do SAMU central será inaugurada nesta quinta-feira, dia 4, às 15h, na BR-101, km 47,8, no bairro do Sumaré (ao lado da PRF).

A obra foi iniciada em janeiro deste ano, com verbas da Prefeitura de Ubatuba, em um espaço cedido pela Polícia Rodoviária Federal.

O prédio conta com 277,75 m² de área construída e teve um investimento de R$ 328 mil. O local é composto por:

3 quartos

2 banheiros

1 lavabo

1 cozinha + sala

1 sala administrativa

1 sala de reunião (com banheiro)

1 área de convivência

1 expurgo

3 depósitos, sendo um de material de limpeza (DML), um de uniformes e outro de macas de ambulância e equipamentos de salvamento

 

UBS Sertão da Quina e Maranduba

A região Sul recebeu nesta quarta-feira, dia 3, a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sertão da Quina e Maranduba, que merecidamente homenageia: Izabel Félix dos Santos Pedroso, primeira funcionária a representar a saúde no bairro Sertão da Quina e que muito contribuiu com a comunidade local.

A nova UBS é fruto da adaptação de um projeto de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) concebido pelo governo federal há mais de 15 anos. Essa adaptação foi cuidadosamente planejada para atender às necessidades específicas da população, após passar por uma audiência pública em 2021, que definiu o futuro da unidade. Por votação, a maioria dos moradores optou pela continuidade do projeto de UBS.

A nova unidade prestará um serviço multidisciplinar de saúde à população, composta por duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), equipe Maranduba e Sertão da Quina, que atualmente juntas prestam serviço a mais de 7 mil moradores.

O novo endereço está localizado na rua Antônio Cruz Amorim, nº 1200, Sertão da Quina.

Sobre a obra

O prédio soma 944,57 m² de área construída, sendo que metade do espaço foi reformada. Já o telhado precisou ser totalmente trocado para garantir a qualidade da estrutura, enquanto a área externa da unidade ganhou aterramento. A reforma foi custeada com verba da União, com investimento de mais de R$ 1,5 milhão.

A nova UBS possui:

6 consultórios, sendo 2 com banheiros acessíveis

1 recepção

1 sala de espera

6 banheiros acessíveis

1 sala de curativo

1 sala de vacina

1 sala de coleta

1 sala de procedimentos

1 sala para duas equipes de odontologia

1 farmácia

1 sala expurgo

1 sala esterilização

1 almoxarifado

1 sala administrativa

1 sala de Agente Comunitário de Saúde (ACS)

1 copa

 

Sala Lilás

A partir desta quinta-feira, a Santa Casa de Ubatuba terá um espaço especial para acolher mulheres vítimas de violência no município. Denominado “Sala Lilás”, o novo ambiente foi criado para oferecer um atendimento seguro e acolhedor, fortalecendo a orientação jurídica, assistência social e psicológica, bem como conexão com serviços de apoio contínuo, existentes no município, e o encaminhamento para a Delegacia da Mulher.

Além de local e atendimento diferenciado, o projeto busca também criar protocolos de segurança hospitalar e intensificar as notificações de agressões contra mulheres em Ubatuba.

O projeto é um diferencial significativo e importante para construir mecanismos e fortalecer a rede de apoio e defesa das mulheres.

 

Raio-X no Pronto Atendimento do Ipiranguinha

A unidade de Pronto Atendimento (PA) do bairro do Ipiranguinha passará a contar com exames de Raio-X. A inauguração está marcada para esta quinta-feira, dia 4, às 14h.

Os exames serão realizados pela mesma empresa que executa os procedimentos na Santa Casa de Ubatuba.

Os exames de imagem auxiliam as equipes médicas no diagnóstico de diversas doenças e condições de saúde. A novidade era muito aguardada por toda a população.

source
Com informações da Prefeitura de Ubatuba

Anúncios

Deixe uma resposta