A demanda por cuidados na área da saúde mental é uma realidade que cresce a cada dia. Pensando nisso, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) promove o 1° Fórum de Saúde Mental da Cidade com o tema “Saúde Mental e suas interfaces nos desafios do atendimento dos diversos níveis da rede municipal”. O evento está marcado para o próximo dia 16, no auditório da Secretaria de Serviços Públicos (Av. Nações Unidas – Vila Margarida), a partir das 9h. 

 

O encontro reunirá estudantes e profissionais da área na Baixada Santista para uma verdadeira troca de experiências no atendimento ao paciente. Hoje, a grande questão é que essas pessoas possam ser atendidas conforme suas necessidades pessoais, a fim de tornar o atendimento mais humano. 

 

“Nós precisamos trabalhar de forma integral, humanizada, acolhedora e entender corretamente qual é o fluxo de atendimento do paciente com transtorno mental, para que possamos dar mais qualidade a essas pessoas”, comenta uma das idealizadoras do evento e também Coordenadora de Saúde Mental de São Vicente, Maria José Alcalá Cravo. 

 

Aos interessados em participar, não há necessidade de inscrição prévia, mas haverá limite de 100 vagas no local. O evento é totalmente gratuito, e também contará com um certificado de presença. 

 

“A expectativa é de que seja um evento voltado para o aumento da conscientização, troca de conhecimento e experiências, desenvolvimento de políticas, capacitação profissional, inovação e boas práticas, com assuntos relevantes, podendo desempenhar um papel crucial na melhoria dos serviços de Saúde Mental e no apoio às pessoas afetadas por estas questões”, explica o coordenador da Atenção Hospitalar e também um dos idealizadores, Danilo Ribeiro Santos.

 

Confira a programação:

 

09h15 – Abertura com a Secretária de Saúde Dra. Michelle Santos 

 

09h30 – Abertura com os Diretores e Coordenadores

 

09h45 – Desafios do Matriciamento com o Psiquiatra Heitor Prates Furieri, o Enfermeiro Fagner Coelho Romano e a Chefe do CAPS IJ ZNO Alessandra Maria de Paula

 

10h30 – Coffee Break 

 

10h45 – Mesa redonda com Maria José Alcalá Cravo (Coordenadora de Saúde Mental de São Vicente), Carlos Eduardo Pedroso (Coordenador Técnico de Saúde Mental em Itanhaém) e Nathalia Naldoni (Coordenadora de Atenção Psicossocial de Santos) 

 

11h30 – Violência contra Crianças e Adolescentes com a Dra. Isabela Ciandella Vieira (Psicóloga e Pós-Graduanda em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil)

 

12h às 13h30 – Almoço

 

13h45 – Cuidado Humanizado na Internação em Enfermaria de Saúde Mental com a Dra. Eliane Marangoni (Médica Pós-Graduanda em Psiquiatria) 

 

14h30 – Rede Atenção Psicossocial (RAPS) com a Articuladora de Saúde Mental do DRS IV Tânia Silva 

 

15h – Experiências Exitosas com a Psicóloga Andrezza Galacho, o Psicólogo Natan Medeiro e o Enfermeiro Danilo Leonel 

 

15h30 – Diretrizes da Humanização com a Dra Daniela Crescente Arantes Araújo Marques (Coordenadora de Educação Permanente e Humanização em Saúde)

 

16:00 Encerramento com voz e violão por Lucas Soares da Silva (Técnico em Enfermagem) com participação dos pacientes em internação e apresentação do Batucaps (Grupo de Percussão do CAPS III Mater)

 

“Vamos ter o nosso primeiro Fórum de Saúde Mental na Cidade. Um evento de extrema importância que vai dar a oportunidade de debater e discutir esse tema com profissionais e estudantes de cidades da Baixada Santista. Tenho certeza que será um dia muito produtivo para todos presentes”, enfatizou Michelle Santos, secretária da saúde.

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta