SMCBibliotecaZiraldo 19 scaledO mais novo espaço público de leitura tem mais de sete mil títulos e computadores com acesso à internet – Samuel Barcelos/SMC

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) inaugurou, nesta quarta-feira (3/7), a Biblioteca Municipal Ziraldo, dentro da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. O novo espaço público de leitura da cidade funcionava como sala de leitura, mas agora passa a integrar o projeto Bibliotecas do Amanhã, da Prefeitura do Rio, cujo objetivo é a recuperação e a modernização das unidades municipais.

Acessibilidade, tecnologia, acervo e fruição cultural são os quatro pilares do Bibliotecas do Amanhã. A leitura é a porta de entrada no exercício da cidadania. O investimento é de mais de R$ 30 milhões, recursos que contemplam a aquisição de acervo, inclusive acessível, novo mobiliário, reformas estruturais e a implementação de um programa educativo e cultural para cada espaço. A ideia é que as bibliotecas e salas de leitura sirvam como lugares de fruição e produção cultural, além de espaço de estudo e integração da comunidade. Todas elas emprestam livros gratuitamente, basta levar uma foto 3×4 e um comprovante de residência.

A Biblioteca Municipal Ziraldo oferece acervo de mais de sete mil títulos, computadores com acesso à internet e um amplo espaço onde os leitores podem aproveitar como um ambiente de convivência e conhecimento. O local também abriga um importante acervo do renomado cartunista, desenhista, escritor e jornalista mineiro (1932-2024), que deixou um relevante legado para o cenário artístico e cultural do Brasil.

A Prefeitura do Rio está entregando uma série de obras de reforma, modernização e requalificação de 22 de seus 60 equipamentos culturais. Trata-se do programa Cultura do Amanhã, o maior investimento da Secretaria de Cultura, ultrapassando R$75 milhões.

– Decidimos transformar nossa sala de leitura em Biblioteca Municipal Ziraldo para ampliar o acesso dos usuários aos nossos livros e eventos, em especial numa área carente de bibliotecas como a Zona Oeste. Poderemos alcançar mais pessoas com as atividades de estímulo à leitura e auxiliar na preparação do Rio como Capital Mundial do Livro em 2025. Como dizia nosso querido Ziraldo, o importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler – disse a presidente da Cidade das Artes, Daniela Santa Cruz.

A unidade de leitura é uma homenagem ao criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho e um dos mais aclamados escritores infantis de seu tempo, que faleceu aos 91 anos, em abril deste ano.

A Cidade das Artes fica na Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca. O funcionamento da Biblioteca Municipal Ziraldo é de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, sábado e domingo, das 10h às 19h.

Categoria:

  • 3 de julho de 2024
  • source
    Com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro

    Anúncios

    Deixe uma resposta