7 de julho de 2024 – 08:27
#cursos gratuitos #há vagas #Secult Ceará


Ascom Secult Ceará – Texto e Fotos



Copia de IMG 1224

Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) reúne formações de curta e longa duração em áreas que vão da gastronomia a desenho animado

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), entrega à população uma série de atividades formativas em julho. Gratuitas, estas oportunidades de capacitação atendem várias faixas etárias. É oportunidade para adultos se qualificarem e a turma infantojuvenil aproveitar o período de férias com um curso que é novidade.

Esta programação pode ser acessada nos espaços de cultura que formam a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece). Ao todo, a Secult Ceará disponibiliza mais de 330 vagas em cursos de curta e longa duração. A lista de ações por capital e interior cearense inclui workshops, palestras, oficinas, vivências, debates em áreas como gastronomia, teatro, pintura, música, desenho animado, dança, quadrinhos, xilogravura e ferromodelismo.

A depender dos requisitos do curso disponível, as inscrições e aulas podem ser realizadas presencialmente ou em formato virtual. As atividades acontecem na Vila da Música Monsenhor Ágio, Casa de Antônio Conselheiro, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Porto Iracema das Artes, Hub Cultural Porto Dragão, Sobrado Dr. José Lourenço, Pinacoteca do Ceará, Museu Ferroviário Estação João Felipe, Biblioteca Pública Estadual do Ceará e Estação das Artes.

Com 160 vagas, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é um destaque com a oferta dos cursos básicos de julho em “Fichas Técnicas – Custos e Precificação” (presencial/manhã), “Caldos e Sopas” (on-line/tarde), “Bolos e Tortas Decoradas” (presencial/noite), “Massas e Molhos” (presencial/noite) e “Cozinha vegana e vegetariana” (on-line/noite).

IMG 9552 1024x1536 1

Formação na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Visando educar, entreter, qualificar e expandir os horizontes, as ações formativas passeiam por diferentes campos das artes. O Theatro José de Alencar será espaço do “Curso de Iniciação à Palhaçaria”, da Academia do Riso. Com duração de cinco meses, as 30 vagas são direcionadas para pessoas a partir de 15 anos, com ou sem experiência. As inscrições acontecem até 23 de julho, por meio de formulário disponível neste link.

Para crianças e jovens soltarem a imaginação

Localizada em Quixeramobim, a Casa de Antônio Conselheiro traz o curso “Teatro Dançado para as Infâncias”. Combinando teatro e elementos da dança popular, a proposta é oferecer ao público infantil, de 8 a 13 anos, uma abordagem inovadora em sala de aula. São 25 vagas e as inscrições presenciais devem ser realizadas por pais e/ou responsáveis.

>>> A programação completa pode ser acessada neste link

Ainda em Quixeramobim, dia 17, às 9h, a Casa de Antônio Conselheiro sedia a oficina “Técnicas de Pintura Facial & Personagens Vivos”, com a Cia Lamparim. Teórico-prática, a atividade aborda os principais elementos necessários para realizar pintura facial, incluindo tipos de tintas, pincéis e outros materiais adequados para proteger a pele.

O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-CE) traz programação de férias com espetáculos e diversas ações educativas. Nos dias 3 e 10 de julho, de 10h às 11h30, ocorre o “Anima MIS: oficina de desenho animado em stop motion”. A atividade é ministrada por Carol Rodrigues e Viviane Lima. São 15 vagas (por ordem de chegada) e o público alvo são crianças de 10 a 14 anos.

16 e 17 JULHO BlendaFurtado 1200x800 1

Oficina “Construindo Personagens de Mangá”, com Blenda Furtado

Três atividades no Museu Ferroviário Estação João Felipe passeiam pelo fascínio e cultura em torno dos trens. As oficinas “Construindo Trilhos”, “Colorindo as Locomotivas” e “Confecção de Cartões-postais” acontecem, respectivamente, nos dias 14, 21 e 28 deste mês. Cada oportunidade possui 15 vagas e as inscrições, assim como no MIS-CE, são por ordem de chegada.

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) preparou uma programação especial dedicada à cultura geek. A iniciativa inédita inclui atividades formativas e de difusão cultural, destinadas a adolescentes acima de 12 anos. Com oficina, palestra e eventos interativos, a programação busca proporcionar um espaço de aprendizado e diversão para os jovens. As atividades são: Oficina “Construindo Personagens de Mangá”, ministrada por Blenda Furtado; Aula Aberta – “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará”, com Elinaudo Barbosa e “Oficina de Quadrinhos”, com Daniel Brandão. On-line, as inscrições vão até 15 de julho.





source
Com informações do Governo do Estado do Ceará

Anúncios

Deixe uma resposta