4 de julho de 2024 – 17:07
# # #


Ascom Sema – Texto e Foto



Uma novidade para quem acompanha os avanços do Programa Agente Jovem Ambiental. O Painel AJA, disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), é a plataforma oficial de inteligência de dados do Programa Agente Jovem Ambiental que unifica as informações geridas pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A Sema é a responsável pelo desenvolvimento, manutenção e coordenação da plataforma e pela análise e validação das informações cadastradas e atualizadas pelos agentes jovens ambientais e coordenadores regionais do Programa AJA.

As informações cadastradas são, ainda, cruzadas com informações originárias de outros bancos de dados oficiais, complementando os dados sobre cada unidade de gerenciamento do programa que são disponibilizados para a sociedade.

Acesse as informações de sua região e do seu município, como também os dados executados pelo Programa AJA. Caso você seja gestor local, estudante ou pesquisador e quer saber mais sobre o Painel AJA, explore à vontade as informações disponibilizadas e atualizadas periodicamente.

O Painel facilita a gestão e o monitoramento do AJA e o acesso a políticas públicas relacionadas às ações do Programa.

Dentre as principais contribuições do Painel AJA, podemos citar:

– Disponibilização de dados oficiais sobre o Programa AJA;
– Acompanhamento de indicadores sobre o estado de implementação do Programa AJA;
– Disponibilização de informações para o planejamento e gestão das ações do AJA;
– Promoção da transparência e controle social da implementação e da gestão do AJA;
– Facilitação do acesso a políticas públicas de ordem federal, estadual e municipal relacionadas aos jovens participantes do Programa AJA.

O que é o AJA?

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) tem a missão de elaborar políticas públicas ambientais para o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará – estratégia extremamente eficaz para a manutenção dos recursos naturais em longo prazo.

Para atingir esse objetivo de forma efetiva, eficiente e integrada aos anseios da sociedade, foi instituído o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), com a promulgação da Lei Estadual nº 17.383, de 11 de janeiro de 2021.

A Lei do AJA representou grandes avanços ao fomento da educação ambiental do Ceará, por meio da participação e do protagonismo de 10 mil jovens executando planos de ação comunitária em todos 184 municípios cearenses.





source
Com informações do Governo do Estado do Ceará

Anúncios

Deixe uma resposta